segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Santiaguês e a Letra preferida...

 
                               

 
...que é o P!
Tagarela como a mãe, por enquanto, e pespineta que acha que sabe o nome de tudo e mais alguma coisa. Aponta com o dedo por tudo onde passa e vê e lá vai chamando as coisas pelos nomes. Por mais que tentemos não conseguimos decifrar tudo o que ele diz pois já vai muito à frente nesta língua que é o Santiaguês.
Está numa fase que tudo é "papá" mas não larga a pevide à "mamã" e anda todo o dia "debaixo das minhas saias".
O alfabeto dele parece estar confinado à Letra P! Passa o dia a dizer palavras iniciadas por P
Outra característica desta língua nova é que é rica em palavras curtas, geralmente com uma ou 2 letras apenas e, o que as distingue, é simplesmente o som. Ou seja conseguimos dizer meia dúzia de palavras exatamente iguais com uma entoação diferente.

Pa - Panda. Viciado nas musicas e na figura do boneco.

Pã- Pão. Adora. É vê-lo com um sorriso de orelha a orelha quando lhe oferecemos pão. Não tivesse ele 2 costelas bem alentejanas!

Pa - Pássaro

Pei - Peixe

Pi - piu piu

Pé - Pé - palavra fresquinha do dia, descoberta hoje mesmo.

Pópó - Carro



Tirando o P, aos 18 meses já lhe identificamos mais algumas palavras novas como

Aô- acabou. Só foi percetível pelo contexto e linguagem gestual

Abô- avô

Abó- avó

Bó- bola

Ba- Balão

Nã - não

Vi - avião

Tê- estrela

A única palavra que eu não consigo traduzir por palavras é o Sim. Uma mistura nasalada com a língua entre dentes impossível de traduzir para o alfabeto latino.


 

Boa semana

Gosto de caras lindas e marotas logo pela manha, gosto de sorrisos, abraços e beijinhos. 
E o dia começa da melhor maneira.😍💙🌈🌞

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

It´s a boy

2 anos!
Já passaram 2 anos, feitos hoje, que confirmei que esperava um príncipe. Estava com 15 semanas de gravidez e numa eco de rotina o meu pequeno feijão mostrava tudo o que havia para mostrar.
Apesar de, antes de engravidar, achar que gostava de uma menina e ter imaginado um mundo de laços, folhos e cor-de-rosa, quando soube que estava gravida a minha intuição foi automaticamente - vou ter um menino. E não me enganei. Afinal intuição de mãe nasce a partir do momento em que sabes que estás gravida.
Foi a partir daqui que começamos a idealizar o quarto, o carrinho e toda a "tralha" necessária para a chegada do nosso menino. Mal sabia eu o desafio que iria ser, descobrir todo um mundo de rapazes e pilinhas até então desconhecido. Mal sabia eu, que independentemente do sexo, este amor seria tão avassalador. A gravidez foi uma fase maravilhosa mas estes 18 meses têm sido inexplicáveis. Olhar para ele, vê-lo crescer e desenvolver-se...não há nada, mesmo nada que se compare a este amor. A ser mãe.