sexta-feira, 30 de maio de 2014

Sugestão do Dia: Atividades no Dia Mundial das Crianças

Esta é uma data que sempre gostei e que sempre foi especial. Ainda o ano passado "pedi" o meu presente aos meus pais. Ainda o ano passado, a minha mãe repetia que o dia da criança é todos os dias e que o presente chega muitas vezes no ano e não só, ou especialmente, neste dia. Ainda o ano passado me sentia tão criança e hoje olho para esta data e penso como vou festeja-la com o meu filhote. O seu primeiro dia Internacional da Criança. Sim, porque desde que nasceu, o dia dele é todos os dias.
Andei a pesquisar coisas giras para fazermos ou visitarmos perto de casa, por isso deixo algumas sugestões um pouco por todo o pais.
 
Visionarium , Stª. Maria da Feira - Aventuras científicas e lúdicas marcam o programa do dia 1 de Junho dedicado às famílias
Visionarium , Stª. Maria da Feira - Aventuras científicas e lúdicas marcam o programa do dia 1 de Junho dedicado às famílias.
 
Há Circo no Jardim, Lisboa – Jardim do Torel com insufláveis, atividades e
barraquinhas de diversão num ambiente tipicamente circense-
Zoo de Lagos, Lagos – Atividades lúdicas para crianças e visitas guiadas
“Aqui há cria” para conhecer os animais bebés do Zoo.
 

Jardim da Alameda, Faro – Jogos lúdico-pedagógicos, experiências científicas,
ateliers, histórias ou exposições.
 

Hospital Particula do Algarve, Faro – Babyoga e Massagem para bebés

Fnac Kids, Todo o país – Ofertas especiais, passatempos e animação dedicados aos mais novos,
ateliers e workshops em família e projeção de filmes

Imaginarium, Todo o país – As crianças podem pintar a sua mão com tintas de várias cores
e estampá-la numa folha de papel que fará parte da futura decoração da loja



 

" Todos os castigos são inuteis" - Nem 8 nem 80.

Tive oportunidade de ler a entrevista do tão polémico pediatra, Dr. Carlos Gonzalez (Ler aqui). Já tinha lido várias opiniões suas mas nunca li os seus livros. Nem dele, nem de pediatra algum. Contudo, tenho alguns livro em casa mas não faço deles o meu guia mas sim um apoio rápido para algumas duvidas que me vão surgindo. Para quê ler um livro de fio a pavio se todos sabemos que cada pediatra tem a sua própria ideologia, se cada criança tem reações distintas e se cada pai ou mãe sente das mais variadas formas o que é bom para o seu filho. Se fosse tudo tão linear assim os nossos bebés vinham com manual de instruções, certo? Em caso de duvida, prefiro seguir e acreditar nas orientações do pediatra do S. e na minha intuição.
Acho interessante o seu ponto de vista sobre algumas matérias mas não quer dizer que concorde com elas, como é o caso desta, sobre os castigos.
Não estou convencida que sei tudo sobre bebés e crianças nem tão pouco que serei bem sucedida neste caminho que é educar um ser humano e torna-lo num adulto equilibrado e autónomo, mas estou completamente convicta que que todas as perguntas sobre filhos não têm apenas uma, mas sim variadíssimas respostas. Todas corretas.
Apesar de estar ainda na fase em que me preocupo apenas se ele está bem, se comeu bem, se dormiu bem ou se fez pelo menos uma vez cocó não estou certa de que SÓ com beijinhos, colinho, e festinhas na cabeça o S. se torne o tal adulto equilibrado. Não acho que o excesso de mimo seja prejudicial, mas um bom acompanhamento e disciplina são também fundamentais par não criarmos homenzinhos e mulherzinhas prepotentes e mal educados.
Parece-me razoável que todas as crianças testem os limites, mais não seja para o seu desenvolvimento pessoal. Da mesma forma, acho razoável os castigos que os adultos possam aplicar sirva para os guiar.
Não vejo um castigo como um ato de reprimir, subestimar ou limitar uma criança. Eu própria fui castigada em criança e não sou por isso uma adulta frustrada ou com algum trauma por esse motivo. Hoje sou mãe, e vejo realmente que os castigos que tive eram próprios da criança que eu era, e que serviram para me ensinar a ser uma adulta equilibrada.  Na altura, se os meu pais tivessem conversado comigo eu não teria conseguido compreender a sua mensagem, porque as crianças precisam de extravasar emoções, sentimentos, comportamentos. Agem por impulso, muitas vezes de forma irracional. Querem ultrapassar todos os limites. Querem ultrapassar até os adultos.
Por isso estamos cá nós, para os guiar. Porque temos mais experiência, porque conhecemos melhor do que ninguém os nossos filhos e porque sabemos bem o que eles precisam.
Com castigos, paciência, disponibilidade, amor, colinho, beijinhos e tudo isso, os nossos bebés serão crianças e adultos felizes. No Q.b é que está a virtude. :)
 
 
 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Santiago's Look #11

Hoje o Sol voltou a não aparecer mas na tentativa de incentiva-lo a voltar e a ficar escolhemos um look de um dia de Verão como já fomos brindados.
Num sábado quente de sol, para um passeio pelo jardim escolhemos umas jardineiras  de riscas, uma T-shit branca (com um pólo também ficaria bem) e os seus sapatinhos de lona.
Não pode faltar nestes dias, o chapéu na cabeça, a condizer, claro! Pandant a quanto obrigas.
O S. está com uma ar, que eu adoro, super descontraído. Fechos, Fitas e etiquetas são alguns dos seus objetos favoritos e alvos da curiosidade de quem está a descobrir o mundo. 




 
 
 
Jardineiras: Girandola
T-Shirt: Girandola
Chapeu: Girandola
Sapatos de Lona: Victoria
 
Porta Chupetas: Pasito a Pasito (Modelo Topito Charol - 2013)
Mala de Maternidade: Pasito a Pasito (modelo Charol - 2013)
 
 
 
                                     
                                      
    
 

quinta-feira, 22 de maio de 2014

E com pós de perlimpimpim a nossa história chega ao fim

Há dias falava com uma amiga sobre as minhas descobertas da Maternidade. Com 9 meses, a caminho dos 10, o S. é uma surpresa diária empolgante e que me torna avida de o observar e de acompanhar o seu desenvolvimento. A bem dizer não quero perder pitada pois não há nada que me dê mais gozo do que observa-lo no seu pequeno mundo a ter reações tão distintas a tudo o que vê, prova, ouve ou sente.
Desde muito cedo que tive longas conversas com ele. Desde muito cedo que lhe comecei a contar história. Recuamos ao tempo IN UTERO. É verdade. E desde que nasceu que gosto de contar histórias ao S. como se de uma conversa normal se tratasse.
Não sei o que lhe passa pela cabeça, pois fica muito atento, por vezes levanta-me uma sobrancelha (coisa que eu também faço quando estou desconfiada ou quando não gosto de determinada coisa), por vezes ri, por vezes faz caretas, por vezes adormece. Não sei se gosta, se pensa  mais do género "talk to the hand" ou se se fica com "olha-me esta! A contar-me histórias da carochinha outra vez!" Ainda assim tenho insistido.
Gosto de criar um mundo imaginário, gosto que ele perceba (ou não) que nesse mundo podemos ser o que nós quisermos, podemos ir até onde quisermos, que não há limites. Gosto que ele perceba (ou não) que podemos ser criativos, tanto quanto o nosso tamanho seja ele visível ou invisível.
Para a minha amiga, cujo miúdo já tem 4 anos, isto é algo que ela entende na perfeição e dizia me ela na nossa conversa, porque razão eu não escrevia e ilustrava as histórias que lhe contava. Seria uma recordação gira e muito pessoal para ele.
Primeiro levantei a sobrancelha, depois pensei, pensei e achei que poderia ser uma boa ideia. Não me tinha passado nada do género pela cabeça mas vou começar a registar este mundo imaginário, meu, dele, NOSSO.
 
 

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Santiago's Look #10

Para uma manhã tímida e incerta em termos de chuva, o Look de mini homenzinho foi a nossa escolha.
Calça de ganga, fica sempre bem, com uma camisa azul clara e um pullover sem mangas azul escuro. Mocassins nos pezinhos, não é que o rapaz vá "correr" a cidade ou que corra o risco de saltar para dentro de umas poças de água que encontre no caminho para a escola, mas porque a temperatura assim o exige.
Como a camisa tem riscas terminamos com o nosso babete pirata e fita de chucha a condizer. Stripes Rules!!
Com o telemóvel da mamã nas mãos porque só assim, com um objeto estranho, se consegue captar o momento de frente.
Não resisto a este sorriso. Doce, Doce :)


 
 
Calças de ganga: Du Pareil au Même
Camisa: Zara Baby
Pullover: Metro Kids
Babete Pirata: H&M
Fita de Chucha: Kika Unique Creations
 
 
 
 

Bom dia Alegria

Quando se acorda de cabeça virada para o lado dos pés, mesmo com 2 rolos a reduzir a largura da cama e um sorriso de chucha deste tamanho, o que é que se pode dizer?
BOM DIA ALEGRIA! :)

 

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Santiago´s Look #9

E hoje temos um príncipe lindo com muita vontade de gatinhar/andar/ pôr-se de pé. Sentado é cada vez menos o sua posição favorita. Temos reguila! (como eu sempre desejei - eu sei, dá trabalho e por vezes temos vontade de...cada um com as suas ideias). Jeito tem, falta-lhe a coragem para sair da sua zona de conforto e por isso, estamos a trabalhar nisso.
Para hoje escolhi um fofo muito mimoso que comprei o ano passado já com desconto. Aliás esta é uma dica que vos deixo. Aproveitem os saldos para comprar roupa para a próximo ano. Fazem-se ótimas compras com grandes descontos e em cada estação posso optar por comprar o que gosto, mesmo que seja um pouco mais caro. E não tenham receio de saber se estará bom ou não. Tenham olho! E isso basta. Tudo o que comprei está ótimo no S. como a foto comprova.
Não resisto a este pedacinho de gente.




Fofo: My Mini & Me
Body: Branco Puro
Meias: Zippy
Sapatos de Lona: Victoria na loja Gente Gira

quarta-feira, 14 de maio de 2014

40 semanas e 3 dias

Fez anteontem, 12 de Maio, exatamente 40 semanas e 3 dias que nasceu o meu príncipe. Exatamente o mesmo tempo que tive de gravidez. A diferença, acho, é que desta vez o tempo passou muito mais depressa. Lembro me exatamente dos momentos de ansiedade dos últimos dias,  principalmente à noite. Pensava se ele nascia no dia seguinte.
Há 40 semanas e 3 dias atras eu olhava pela primeira vez para aquele pequeno ser de olhos curiosos, azuis, e cabelo bem preto. Eu já o conhecia. Ele não me era nada estranho. Ele era o inquilino do meu T0 durante todo aquele tempo.
Mas estava longe de saber as maravilhas da maternidade, a intensidade deste amor que cresceu a cada minuto que estávamos juntos. Tao grande que chega a doer! Tao grande que dá vontade de deixar tudo para ficar com ele. Porque um sorriso seu e o resto do mudo torna-se minúsculo ao pé da sua grandiosidade. Um sorriso seu para me derreter por inteira.
Talvez não tenha passado tanto tempo assim mas tenho saudades do primeiro mês. De te-lo nos meus braços tao frágil e ainda meio trocado com esta brusca mudança. Mas felizmente tenho aproveitado todo o tempo possível com ele. Gozo todas as sua gracinhas. Elogio todas as sua conquistas. Musicas, historias, e muitas brincadeiras fazem parte da nossa vida diária desde o primeiro dia. E é tao bom vê lo crescer.
Já não quero uma vida sem ti, nem saudades tenho do tempo antes de ti.
Só podias ser tu, Santiago. Meu Becas.
 
A mostrar 2014-01-18 19.09.47.jpg

O que é Nacional é bom #3

Hoje escolho a My Mini & Me. Porque tem uma colecção giríssima e original e porque não pensa apenas nos pequenotes. Eles são as estrelas mas há opções igualmente giras para os pais. Como sabem adoro o pandam e isso a My Mini & Me faz como ninguém. Adoro o conceito, adoro os detalhes, adoro a simpatia e disponibilidade da Margarida, adoro o facto de ser uma marca portuguesa. Adoro.
As sessões fotográficas das suas colecções são sempre enternecedoras pela cumplicidade e alegria espelhada nos rostos dos seus modelos.


 
T-Shirt do Dia do pai que temos cá em casa


Look Caramel . Fofo nº 3 a ver aqui no Blog brevemente


 
Um Look que vai dar que falar este Verão ;)
 

Bom dia

Foram muitos dias, depois das nossas férias, sem aqui vir. Os dias passam de forma alucinante e tivemos direito a tudo desde então. Arca descongelada quando chegamos a casa e pior do que isso, o Santiago doente. Mais uma vez os dentes não dão tréguas e desta vez são 4 a rebentar em simultâneo. Resultado, andou muito queixoso e após isso culminou com uma virose nas vias respiratórias que coincidiu coim uma semana de muito calor e, relacionado ou não, perda de apetite e noites mal dormidas, muito mal dormidas.
Felizmente tudo voltou ao normal e ele já está ótimo e cada vez com mais energia por isso hoje é um bom dia para vos dizer, BOM DIA.
 
 
 

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Sziastok Magyarorszag

E é tempo da partida. Não das despedidas. Esta foi uma viagem que tinha de fazer. E passados 10 anos encontrei tantas diferenças! Um país virado para o turismo, maior abertura do seu povo, cidades a aproveitarem muito bem o que a Europa lhes dá. A crescerem, a desenvolverem se. Da cultura ao vinho, da gastronomia ás artes e à musica tudo esta melhor nesta cidade, para os que ca vêm mas sobretudo para os que cá vivem. A oferecer oportunidades aos seus jovens como não acontecia quando ca estive. Uma cidade vibrante, um pais fascinante.
Ate já Budapeste, Szekesfehervar, Hungria.

Uma ida a banhos, termal

Para termirnar bem esta estadia nada como uma visita as termas. Passamos umas horas muito agradaveis e relaxantes entre as piscinas de agua morna e de agua quente. As de agua fria nem experimentamos! Bem eu ainda molhei a mao mas estas nao sao para mim.
Escolhemos as de Széchenyi Fürdo por terem sido as que frequentei ha 10 anos atras. E descobri que nao conhecia metade das piscinas ou seja encantamo nos com as primeiras piscinas que vimos e por ali ficamos.
Em Budapeste e por todo o pais podem encontrar imensas termas. Se tiver a palavra Fürdo ja sabem que por ali ha agua quentinha e medicinal.
Um conselho, se puderem levem maquina à prova de agua ou bolsas proprias para telemoveis para poderem registar os momentos divertidos nas piscinas ao ar livre. Nao foi o nosso caso, mas valeu bem a pena cada minuto la passado.