quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Santiago's Look #16

 Já aqui disse que não gosto de vestir o S. de fato de treino e ténis para ir para a escola. Não tenho nada contra a quem o faz mas gosto de um miúdo bem vestido e bem arranjado. Porque eles também têm roupas lindas! Ah e não me esqueço que ele brinca e rebola no chão a maior parte do tempo. Neste Look não voltamos a repetir as meias de pompons na escola porque escorregam e ele pode pisa-los e cair. A versão sem pompons será o ideal para o dia-a-dia.


 
Camisa de Quadrados: Metro Kids
Calções: Zippy
Meias de pompons: Condor
Sapatos: Carneiras

Domingo rima com concerto de musica

Este foi um fim-de-semana que teve direito a quase tudo. Visita ao hospital com uma otite, o papá adoentado, arrumações já que passamos o dia em casa mas, felizmente, com as melhoras do S. pudemos fazer este programa musical. E mais uma vez ele se deliciou com o que ouvia. Apesar de ter aulas de musica na escola e de ouvirmos e cantarmos muita musica em casa, há pequenas coisas que não lhe conseguimos proporcionar, como o contacto com os diversos instrumentos.
Neste dia foi a vez do violino. E se ao inicio os seus olhos grandes e atentos seguiam o musico para todo o lado como se estivesse a absorver todos os seus gestos, a determinada altura levanta-se e prontamente o acompanha com as suas palminhas para depois o seguir pelo palco como se ele próprio fosse a estrela. Só "descia à terra" quando o musico o olhava nos olhos. Aí sim, ele lembrava-se que eu estava ali, que tinha ido com ele e corria para o meu colo por uns segundos apenas, para depois voltar tudo ao mesmo.
Foram 30 minutos de puro encantamento que queremos repetir.
 
 

Musicas de Pais para Filhos
 
 

 
 
 
 

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Birras - Estratégias para os pais lidarem com elas



No Sábado participei numa sessão de esclarecimento sobre "Birras - como lidar com elas".
Não tenho um drama lá em casa, pelo menos até agora. Tenho um pequeno príncipe com muita atitude e vontade própria que gosta pouco de ouvir um Não.
Pode pensar-se que hoje há sessões informativas sobre tudo e mais alguma coisa, saber lidar com os filhos não vem nos livros e que os pais estão em constante pressão para serem mais e melhores. Eu tento não assumir essa pressão. Aproveito antes a sorte de poder adquirir, gratuitamente, algumas ferramentas para adaptar ao meu dia a dia com o S. com a noção de que nem tudo o que se ouve resulta na nossa realidade. Compreender, pela palavra de quem sabe e quem estudou, uma nova perspetiva sobre as birras, que tantas vezes nos tira do sério, que tantas vezes leva à palmada seguida do sentimento de culpa, que tanta vezes nos enerva e irrita de tal forma que nos assaltam pensamentos do género" é hoje que aprendes a voar". Sou mãe, não sou perfeita mas gosto de sentir que posso desempenhar melhor o meu papel se estiver melhor informada. Quem não quer saber quais sãos estas técnicas? Que tanto jeito nos darão no meio da rua, ou da repartição publica ou antes ainda do supermercado (ainda não me estreei nestas).
Consciencializei-me de que:

1- Todos mas mesmo todos os miúdos fazem birras (uns mais do que outros)

2- Todos os pais perdem, em algum momento, a paciência.

3- A maior parte das birras são chamadas de atenção.

4- As birras também são necessária para que as crianças aprendam a lidar com a frustração.

5- Todos os pais se sentem intimidados em repreender os miúdos em publico.

6- Não há estratégias infalíveis para lidar com elas.

7- Cada família escolhe a estratégia que melhor se adapta à sua criança.

Ou seja, existem algumas estratégias e que pretendo experimenta-las com o S, quando se justificar, mas o fundamental é sermos pacientes, firmes e coerentes em relação ás birras. Não devemos subestima-los pois são criaturinhas deveras manipuladoras quando nos apanham lacunas ou pontos fracos. Devemos antes explicar-lhes tudo de forma clara, informando-os que todos os comportamentos antecedem uma consequência. Boa ou não.
No fundo todas as mães  sabem estas estratégias se pensarem nelas com calma. O que não acontece a maior parte das vezes que estamos perante uma birra.
Para mim tem sido um desafio interessante pois sempre tive a ideia de que não iria saber lidar com elas. Tenho-me revelado mais paciente do que esperava. E porquê? Porque são nossos e isso basta para mudar tudo.

 
 

E que melhor forma de começar o dia

Demoraram um bocadinho a chegar. Foi há dois meses que tivemos uma tarde assim, bem doce, e cheia de creme de açúcar para fazer o Smash the Cake do primeiro aniversário.
Ele provou o bolo mas a mamã teve de ajudar no smash!


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Coisas que gosto ;)

Não são o máximo? Formato igual ao das capsulas e ainda por cima não aquecem com a temperatura do café.
Só agora descobri! Agora que também já há uma loja Nespresso perto da minha casa. ;)


Conjunto de 2 chávenas Espresso (cap. 80 ml) com revestimento em aço
 inoxidável duplo da cor do Grand Cru Ristretto, com 2 paletinas (12.5 cm) em aço inoxidável.
Informação retirada do site Nespresso
 
 
 
 
 

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Pode-se tomar banho depois de comer?

Aqui está a resposta as mães confusas e, concluo, mal informadas quando digo que o S. toma banho depois de jantar( desde que nasceu). E quando acorda está maravilhosamente cheiroso contra todas as probabilidades de cheirar a peixe ou a borrego que uma simples toalhita disfarça mas não elimina na totalidade.
Eu já sabia porque foi uma duvida que esclareci no curso de preparação para o parto e também já comentei com o pediatra. Deviam fazer o mesmo pois segundo o Pediatra Hugo Rodrigues esta é mesmo uma questão cultural.


Pode-se tomar banho depois de comer?
A resposta a esta pergunta é praticamente inquestionável: claro que sim!
No entanto, como em tudo na vida, há algumas excepções…
Provavelmente todos os leitores deste blogue (pelo menos os portugueses, porque eu acho que isto é uma questão muito “cultural”) cresceram a ouvir dizer que tal não deveria ser feito.
Na verdade, tomar banho depois de comer não tem mal nenhum, seja imediatamente após a refeição ou mesmo algum tempo depois, DESDE que a água não seja gelada. Essa é a única situação em que o banho não deve ser realizado depois das refeições, pois a água fria altera a distribuição do sangue no nosso corpo, o que vai desequilibrar os processos digestivos e todas as funções corporais.

Tirando essa excepção, o horário do banho é apenas uma questão pessoal, sem nenhum tipo de consequência negativa para a saúde.
Este é mais um dos mitos que se vai perpetuando de geração em geração sem nenhum tipo de fundamento científico e sobre os quais eu me vou debruçando pontualmente neste blogue…
Texto e foto retirado deste blog 

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Boa semana...que não podia ter começado melhor.

Começar esta Segunda-feira a ver o meu príncipe super atento e maravilhado com a aula de musica na escola, foi uma oportunidade que me fez ganhar o dia e a semana.
A cara dele, de boca aberta, olhos arregalados para a professora que tinha uma espécie de pau de água na mão e que prontamente "o roubou" para que com as suas mãozinhas pequeninas e curiosas conseguisse reproduzir o som, foi algo que me deixou orgulhosa e enternecida.
Tinha algumas expectativas sobre a sua reação ás aulas de musica pois desde muito cedo, in uterum ainda, que a musica começou a fazer parte da vida dele.
Momentos inesquecíveis.
 
 

 

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Mãe Galinha

Esta semana o S. chegou a casa com uma dentada no braço. Ok mal se notava mas eu consegui ver 4 "ratitos" inferiores e superiores marcados na sua pele branquinha e cheirosa. Comecei , subitamente a sentir um calor estranho, uma vontade de saber quem tinha feito aquilo e, confesso, de lhe mostrar quem tinha mais dentes! Depois pensei, Foi uma criança com a mesma idade do S., por favor, Rita. Mas logo depois voltei a ouvir-me - Quero lá saber! Se isto acontece novamente que vai morder sou eu!
No dia seguinte ao falar com a educadora soube que tinha sido na disputa de um brinquedo. Ele não se virou, o outro, ou melhor a outra (as mulheres mostram logo a sua raça desde tenra idade) sim. Faz parte, sem duvida, mas o nosso instinto faz-nos cegar e ser capazes de levar tudo à frente quando queremos proteger as nossas crias. Seja lá de que tamanho for.
Não quero de forma alguma incita-lo à violência, mas uma troca de ideias sobre autodefesa farão certamente, parte das nossas conversas.
Aiiiii que vontade que tenho de dar uma dentada. Aiiii....
 
 

Nem a chuva consegue estragar uma Sexta-feira.

Olá ... Olá ... Bom diaaa ;)
Mais uma chuvinha a dar-nos os bons dias, hummm cheira a terra molhada, vamos lá então dar um colorido a este dia, daqui a nada vamos aquecer um pouquinho mais e o cheirinho a bolo vai pairar no ar ;)
Que tenham um excelente dia :)

Bjokas Doces 
M&M - Margarida Matilde

domingo, 5 de outubro de 2014

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

01 de Outubro_Dia Mundial da Musica

Hoje comemora-se o dia Mundial da Musica por isso partilho uma das musicas que mais se ouve cá por casa.
O mundo pára quando se vê e se ouve o Panda!

 
 
...E uma das minhas favoritas do momento.
 
 
 

Outubro chegou e definitivamente o espírito de Outono também


O mês de Outubro é manifestamente o inicio do Outono, na minha opinião. Temperaturas amenas, dias mais curtos, em que o sol se torna mais tímido. Apesar de alguns dias ainda quentes, para trás ficaram as temperaturas verdadeiramente altas e que nos fazem colar a roupa ao corpo. Começa agora a permitir alguns esquecimentos na hora de sair de casa como o esquecer de colocar protetor, ou chapéu ou até mesmo a água.
Desde que fiquei gravida passei a apreciar muito mais as estações intermédias. Costumo dizer que fiquei mesmo com o termostato avariado!  Sou sem duvida alguma, muito mais de Verão, praia, roupas frescas e coloridas, dias compridos de sol, enfim, mas desde que fui mãe e que isso implicou toda uma logística diferente incluído andar com os meus 11 kg de gente para todo o lado, e por isso as estações intermédias revelaram-se muito mais agradáveis.
Como temos a sorte de viver numa região muito amena e em que pouco chove, o Outono também permitirá desfrutar do dia de outra forma, mais na rua, a qualquer hora. Só não gosto da mudança de hora. Sair semanalmente do trabalho de noite quando há tanta coisa boa para aproveitar. Esta, parece-me a mim, uma adaptação mais difícil agora que tenho o baby S.



Adicionar legenda

A nova vacina contra o Meningococo B

Costuma dizer-se que pela conversa se sabe se estamos na presença de  Mamãs e ainda bem que assim o é. Apesar de procurar manter-me informada sobre todas as temáticas relacionadas com bebés e crianças, é impossível acompanhar tudo dada a velocidade a que as novidades e novas informações surgem.
E assim foi, numa conversa de mamãs que tomei conhecimento sobre a nova vacina contra o Meningococo B.
Apesar de não saber ainda a opinião do pediatra do S. este será um tema a abordar na próxima consulta. Contudo achei este artigo muito oportuno e esclarecedor por isso partilho-o.
 

Para que serve a vacina, quando deve ser administrada, qual a sua eficácia?
Por Drº Manuel Salgado, Pediatra.
 
               
 
O Meningococo B é uma bactéria que pode provocar infeção grave (sépsis e ou meningite) em todas as idades, mas em especial nas crianças e nos adolescentes. É uma doença grave com uma taxa de mortalidade entre 5 a 10% e elevada taxa de sequelas nos sobreviventes.
A vacinação em massa de crianças e adolescentes irá permitir uma redução drástica na incidência de uma das doenças infeciosas mais graves da atualidade.
Como se manifestam as infeções por meningococos?
Os doentes surgem com febre e mau estado geral (prostração, sonolência e palidez acentuadas, gemido, etc.), de evolução muito rápida. Será imperativo que estes doentes sejam observados e internados logo no primeiro dia de doença, devendo iniciar tratamento específico o mais breve possível, sob risco de um desenlace fatal e/ou de ficarem com sequelas graves. Saiba mais sobre meningococos aqui.
 
Como se pode evitar esta infeção?
Na prática não havia forma de a prevenir, exceto após o reconhecimento dum primeiro doente, pela medicação dos contactos próximos (íntimos) deste primeiro doente. Essa medicação preventiva só servirá para esse momento.

Apenas a vacinação específica será eficaz como prevenção em geral.
A sequência das manifestações clínicas é muito rápida, logo nas primeiras 24 horas da doença.
 
Que vacinas existem? E qual a sua eficácia?
Desde 2001 que existe vacina contra o Meningococo C, que já faz parte PNV (Programa Nacional de Vacinação), atualmente com a recomendação de uma única dose aos 12 meses.
Em Junho de 2014 foi comercializada em Portugal a vacina (única ainda) contra o Meningococo B (Bexsero) de administração exclusivamente intramuscular.
 
Qual a eficácia desta vacina?
A Neisseria meningitidis do grupo B tem mais de 8.000 variedades (“cepas”, serotipos) diferentes. O Bexsero confere imunidade para 73% a 87% dos meningococos B (os que mais vezes são responsáveis por infeções graves).
 
A vacina Bexsero pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas?
Sim. Tratando-se de uma vacina “morta”, poderá ser administrada no mesmo dia de outras vacinas do PNV ou extra-PNV ou uns dias depois destas.
Tratando-se de uma vacina “morta”, não é preciso guardar-se o intervalo de um mês entre outras vacinas. 

Quem deve ser vacinado e até que idades?
Devem ser vacinadas todas as crianças (mesmo os indivíduos com as defesas diminuídas) idealmente a partir dos 2 meses de idade, assim como todos os adolescentes e adultos muito jovens. Mas não existe idade limite para esta vacina.
 
Porquê os adolescentes?
O contágio desta doença exige contacto íntimo. Os beijos, os grupos, a partilha do cigarro, do copo, etc., etc., proporciona uma transmissão muito fácil neste grupo etário.
 
Quais os riscos da vacina Bexsero?
Trata-se de uma vacina muito segura, resultado de 20 anos de estudos. São reduzidos os efeitos secundários potenciais: eritema no local da injeção, febre (surge no dia da vacina e tem duração inferior a um dia em ≈50% dos caso) e irritabilidade. Muito mais raramente poderá ocorrer sonolência, choro intenso, convulsão, diarreia e vómitos.
 
Qual o preço da vacina Bexsero?
Rondará os 98 Euros por cada dose.
 
Onde deve ser conservada a Bexsero?
No frigorífico entre 2ºC a 8ºC – na prateleira acima da hortaliça. Não se deve retirar da embalagem. 
Quantas doses são necessárias?
O meningococo B é uma bactéria muito mais complexa que o meningococo C. Daí exigir mais doses de vacina do que o C. Dependendo da idade, serão necessárias entre 2 a 4 doses (Tabela I).
 
Tabela I: Resumo da posologia (número de doses) - igual para todas as idades (0,5 ml)
 
 
Idades de início
    Nº doses
      Intervalos entre as primeiras doses
Data da última dose
2 meses
4
≥ 1-2 meses
12-23 meses de idade
6-11 meses
3
≥ 2 meses
= 6 meses após a segunda dose
12-23 meses
3
≥ 2 meses
≥ 12 meses após a segunda dose
2-10 anos
2
≥ 2 meses
Não
≥ 11 anos
2
≥ 2 meses
Não
 
Fonte: Artigo original aqui