terça-feira, 14 de outubro de 2014

Pode-se tomar banho depois de comer?

Aqui está a resposta as mães confusas e, concluo, mal informadas quando digo que o S. toma banho depois de jantar( desde que nasceu). E quando acorda está maravilhosamente cheiroso contra todas as probabilidades de cheirar a peixe ou a borrego que uma simples toalhita disfarça mas não elimina na totalidade.
Eu já sabia porque foi uma duvida que esclareci no curso de preparação para o parto e também já comentei com o pediatra. Deviam fazer o mesmo pois segundo o Pediatra Hugo Rodrigues esta é mesmo uma questão cultural.


Pode-se tomar banho depois de comer?
A resposta a esta pergunta é praticamente inquestionável: claro que sim!
No entanto, como em tudo na vida, há algumas excepções…
Provavelmente todos os leitores deste blogue (pelo menos os portugueses, porque eu acho que isto é uma questão muito “cultural”) cresceram a ouvir dizer que tal não deveria ser feito.
Na verdade, tomar banho depois de comer não tem mal nenhum, seja imediatamente após a refeição ou mesmo algum tempo depois, DESDE que a água não seja gelada. Essa é a única situação em que o banho não deve ser realizado depois das refeições, pois a água fria altera a distribuição do sangue no nosso corpo, o que vai desequilibrar os processos digestivos e todas as funções corporais.

Tirando essa excepção, o horário do banho é apenas uma questão pessoal, sem nenhum tipo de consequência negativa para a saúde.
Este é mais um dos mitos que se vai perpetuando de geração em geração sem nenhum tipo de fundamento científico e sobre os quais eu me vou debruçando pontualmente neste blogue…
Texto e foto retirado deste blog 

Sem comentários:

Enviar um comentário