sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Desenvolvimento do Bebé nos primeiros 24 meses



Sem duvida que cada dia que passa é uma descoberta nova. Para ele e para mim também como mãe. São meses intensos no que tem de bom e menos bom mas cheios de um amor incomparável que nos enche o coração e tudo relativiza quando estamos ao pé deles. Nada é mais importante do que eles! Nada tem a dimensão que eles têm!
Esta embriagues de amor, é assim que eu me sinto, pode levantar-nos alguns problemas pois estamos tão apaixonadas por aquele ser que, inconscientemente, somos mais permissivas mesmo quando não o devíamos ser. E o papá padece do mesmo.
Cá em casa estamos no 17º mês com toda a energia para testar limites, para sobrepor personalidade, para demonstrar que não se gosta de ser contrariado, para ignorar conversas quando não convém ouvir as verdades, com o charme necessário para levar a água ao moinho dele, com inteligência para tocar nos nossos pontos francos.
Sim ele é um bebé apaixonante. É meu, e para mim o melhor de todos. Por isso e, sobretudo a partir daqui, vou precisar de manter-me num estado de amor permanentemente sóbrio para poder conduzi-lo bem no seu caminho e não ser ele a conduzir-nos a nós.
Parece fácil, mas não é. :)
 

 

 
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Do sorriso inicial à palavra e às frases. Do rebolar no berço ao gatinhar, ao andar e ao correr. Do olhar fixo no mobile do berço às brincadeiras cada vez mais elaboradas. Os primeiros dois anos do bebé são avassaladores em conquistas físicas e emocionais.

Desde que nasce, cada nova novidade ou proeza do bebé é recebida com um olhar enlevado, um sorriso rasgado e rapidamente registada pela máquina fotográfica ou pelo telemóvel. «Já tem um dente!», «começou ontem a andar!» ou «já diz tudo!» são frases repetidas por pais e restante família embevecida, que não cessa de se maravilhar com os progressos que se multiplicam ao longo dos meses.
De facto, os primeiros dois anos da criança correspondem ao maior ritmo de desenvolvimento físico e emocional que ela experimentará ao longo de toda a vida. Nunca mais vai crescer tanto em tão pouco tempo, ou adquirir tantas ferramentas mentais e sociais. A evolução é fantástica de observar mas, atenção, há que evitar cair na armadilha das comparações com primos, vizinhos ou filhos de amigos. Cada bebé é único, evolui à sua maneira e vai rebolar, gatinhar, andar e correr quando estiver preparado para isso.

1.º Mês
Corpo
•    Perto do final deste mês, perde a aparência de recém-nascido mas mantém as pernas dobradas em posição fetal.
•    Alguns já tentam erguer a cabeça.
•    A mão está fechada, como um punho. Mas agarra firmemente tudo o que lhe toque na palma da mão, por exemplo, o dedo de um adulto.
•    Começa a focar objetos e fica atento a tudo o que se move ou se aproxima a uma distância máxima de 25 cm. A face humana, em especial a da mãe, fascina-o.
Mente
•    Distingue a voz da mãe da de todas as outras pessoas.
•    No final do mês, imita os movimentos faciais que observa nos outros.


2.º Mês

Corpo
•    Deitado de barriga para baixo, já consegue levantar a cabeça num ângulo de 45 graus e mantê-la firme por segundos.
•    Descobre as mãos. Passa muito tempo a olhar para elas, tentando perceber como se mexem e sentem.
•    Alguns pegam em objetos sem ser por ato reflexo.
Mente
•    Sorri com frequência e abertamente quando lhe sorriem e aprende que se sorrir primeiro isso causa reações agradáveis por parte dos outros.


3.º Mês

Corpo
•    O corpo já não está dobrado sobre si próprio. As pernas estão esticadas e mais firmes.
•    Quando é levantado, estando virado para cima e segurado apenas pelas mãos, mantém a cabeça na linha do corpo sem apoio.
•    No final do mês, aprende a medir as distâncias e a coordenar as mãos e o olhar. No entanto, ainda não consegue agarrar objetos durante muito tempo.
Mente
•    Devolve quase sempre os sorrisos e emite sons como expressões de alegria.
•    Começa a querer responder às conversas e brincadeiras, emitindo sons e, se está feliz, dá pontapés no ar e agita os braços.
•    Começa a interessar-se muito pelos objetos e por tudo o que se passa à sua volta.
•    Tem períodos cada vez mais longos de vigília tranquila.
•    Fica fascinado ao descobrir a influência que tem nos outros.


4.º Mês

Corpo
•    Consegue virar-se de lado, de costas e rebolar. De barriga para baixo, ergue o corpo, apoiando-se nos antebraços.
•    Começa a tentar sentar-se.
•    Foca qualquer objeto, a qualquer distância, e segue com o olhar tudo o que lhe prende a atenção.
•    O reflexo de agarrar desaparece e as mãos estão quase sempre abertas. São o seu brinquedo preferido
Mente
•    Passa de uma fase passiva e contemplativa para uma atitude exploratória e interventiva.
•    Ri quando brincam com ele e começa a revelar sentido de humor. Dirige-se às pessoas que lhe falam.
•    Adora estar ao colo e de passear de um lado para o outro, para observar tudo o que se passa à sua volta.
•    Vira a cabeça para a origem dos sons e interessa-se ainda mais pelos objetos que lhe dão e leva-os à boca.
•    Na passagem para os cinco meses, reconhece momentos que já viveu, como a hora das refeições ou do banho.


5.º Mês

Corpo
•    Deitado de barriga para baixo, consegue erguer o corpo, apoiando-se nas mãos.
•    A cabeça mantém-se firme, embora o pescoço se canse com alguma facilidade.
•    Descobre os pés, que rapidamente entram nas brincadeiras. Alguns gostam muito de os chuchar.
•    Agarra objetos com as duas mãos e basta um relance para perceber as distâncias e que movimentos são necessários para obter algo.
Mente
•    Está atento a situações estranhas e é cada vez mais expressivo, manifestando emoções para além da alegria e contentamento: medo, repugnância e raiva.
•    Quando vê o seu reflexo no espelho, sorri para si próprio.
•    Detesta estar sozinho e adora brincadeiras, mexendo os braços e as pernas para chamar a atenção.


6.º Mês
Corpo
•    Deitado, rola em todas as direções e consegue sentar-se sem apoio durante alguns segundos.
•    É capaz de erguer parte do corpo só com a força dos braços.
•    A cabeça e o pescoço já estão tão firmes que consegue controlar os movimentos com toda a estabilidade e olhar na direção que quer.
•    Roda o pulso e consegue segurar um objeto entre o polegar e os dedos.
•    Começa a querer usar as mãos durante as refeições.
Mente
•    Agita-se quando alguém se aproxima e levanta os braços a pedir colo.
•    Mostra claramente preferência pelas pessoas conhecidas e desagrado em relação a estranhos.
•    Demonstra afeto por quem está com ele e faz sons específicos para chamar a atenção.
•    Passa largos momentos a palrar, sozinho ou em resposta a estímulos de terceiros.
•    Começa a fazer bolinhas de saliva e a divertir-se com isso.
•    Gosta de ver cair os objetos.
•    É possível consola-lo e/ou distraí-lo com brinquedos e pessoas.
•    Prefere determinados alimentos e distingue perfeitamente tudo o que lhe é familiar ou desconhecido.

7.º Mês

Corpo
•    Senta-se sem apoio, apesar de precisar de se inclinar para a frente para encontrar equilíbrio.
•    Agarra um objeto em cada mão e o polegar torna-se completamente oponível aos restantes dedos.
•    Para muitos, é nesta altura que aparece o primeiro dente, o que o leva a querer morder todos os objetos em que toca.
•    Quer comer sozinho e é capaz de levar pedaços de alimentos à boca.
•    Muitos começam a querer movimentar-se no chão. No entanto, o gatinhar não tem uma fase pré-determinada e pode acontecer semanas antes ou depois dos sete meses.

Mente
•    As vocalizações tornam-se reconhecíveis aos ouvidos dos mais próximos. Gosta de conversar e imita sons simples. Testa os níveis de ruído a que os gritos podem chegar.
•    A imitação dá-lhe grande prazer também ao nível dos gestos e gosta que o imitem.
•    Começa a ter consciência do seu nome e individualidade.
•    Reconhece estados emocionais de terceiros através do tom de voz.
•    Revela sinais de «ansiedade de separação».


8.º Mês

Corpo
•    A arte de se sentar sem qualquer auxílio está atingida.
•    Volta-se para os para os lados para tocar nas coisas.
•    Os dedos já são utilizados como uma pinça, o que lhe permite agarrar pequenos objetos.
•    Gosta que lhe deem as mãos e o ajudem a por de pé.
•    As tentativas para se deslocar sozinho são cada vez mais frequentes.
Mente
•    Começa a recusar alimentos quando sente que está satisfeito.
•    Tem um vasto reportório de choros e outros sinais sonoros, adaptados às suas diferentes necessidades.
•    Reconhece perfeitamente o seu nome e a palavra «não».
•    Gosta de atirar objetos ao chão e que lhe sejam devolvidos.
•    Concentra-se cada vez mais nos brinquedos e procura os que não estão ao seu alcance.
•    Brincar na água é um dos seus maiores prazeres.


9.º Mês
Corpo
•    Tem cada vez mais destreza manual e adora demonstrá-la, por exemplo enfiando os dedos em buracos.
•    É capaz de passar sozinho da posição de barriga para baixo para a posição sentada.
•    Para os que se aguentam em pé – mesmo se ainda não andarem – é possível que consigam apanhar alguns objetos sem caírem.
•    Explora cada vez as capacidades de locomoção, seja a gatinhar ou dando passos encostado às paredes ou aos móveis.
•    É capaz de estar largos minutos sentado, entretido com um brinquedo.
•    Consegue pegar em alimentos cada vez mais pequenos e é capaz de beber pelo copo.
Mente
•    Já entende muitas palavras e reconhece cantigas e lengalengas.
•    Pode dizer as primeiras palavras, passando de vocábulos simples e repetitivos como «ma ma» ou «pa pa» para outros cada vez mais complexos.
•    Concentra-se muito nos jogos e brinquedos e vira-os de todos os lados para os conhecer bem.
•    Quando um objeto está escondido, procura-o.
•    Exprime a sua vontade, por exemplo tentando impedir que lhe lavem a cara ou o calcem.

10.º Mês
Corpo
•    O controlo dos músculos dos joelhos e dos pés é cada vez maior, o que aumenta a confiança na direção dos primeiros passos.
•    Se o deixarem, sobe escadas a gatinhar.
•    Gosta que lhe segurem os dedos para se levantar e sentar.
•    Consegue segurar dois objetos ao mesmo tempo com uma mão. Largá-los é que é mais difícil. Também transfere objetos entre as duas mãos.
Mente
•    O significado da palavra «não» é-lhe completamente claro e pode começar a usá-la frequentemente.
•    Para além de treinar palavras e usar vocábulos cada vez mais complexos, começa a imitar outros sons como espirros ou tosse, muitas vezes para chamar a atenção.
•    A memória está em franco desenvolvimento. É capaz de formar imagens mentais de objetos familiares, mesmo estando escondidos e pergunta pelo brinquedo preferido, mesmo que não o aviste há algum tempo.
•    Reconhece as rotinas do quotidiano, tanto as que lhe dizem respeito como outras, por exemplo, a chegada da mãe ou do pai a casa.
•    Gosta de jogar ao esconde-esconde e de brincar abrindo caixas, metendo coisas lá dentro e voltando a abri-las.
•    Gosta de folhear livros e revistas e de ouvir ler. As cores vivas são as suas preferidas.

11.º Mês
Corpo
•    Quando alguém o ampara, consegue ficar só num pé.
•    A coordenação motora é cada vez mais sofisticada. Consegue apanhar todos os materiais, seja qual for a espessura, levar alimentos à boca sem derramar, dar e receber objetos.
•    Para além de utilizar móveis como apoio – caso ainda não ande – começa a tentar subir a cadeiras, bancos, mesas… As primeiras quedas acontecem geralmente nesta fase.
Mente
•    Revolta-se quando é contrariado e procura fazer valer as suas intenções.
•    Participa ativamente nas brincadeiras, imitando e repetindo gestos, mesmo a pedido. Exemplos: acenar, dizer adeus com a mão ou bater palmas.
•    Responde a pedidos simples e diretos como, por exemplo, «traz isso à mãe».
•    Começa a perceber que algumas palavras se relacionam com atos. Por exemplo, que «olá» e «adeus» significam que, respetivamente, alguém chegou ou se vai embora.


12.º Mês
Corpo
•    Em média, atinge o triplo do peso com que nasceu.
•    Pode comer os alimentos que são servidos ao resto da família, salvo indicações específicas.
•    Um bom número começa a dar os primeiros passos de forma autónoma, embora seja absolutamente normal que outros o tenham já feito e os restantes o venham a fazer umas boas semanas mais tarde.
•    Adora movimentar-se ao som da música.
•    Já não leva à boca tudo aquilo em que agarra.
•    Gosta de comer sozinho com a colher, embora ainda não seja exímio nesta função.
Mente
•    Faz tudo para que os adultos se riam e repete muitas vezes as «gracinhas».
•    Ri exageradamente daquilo que faz rir os outros, mesmo que não saiba o que é.
•    Começa a repetir os nomes que lhe dizem, em especial durante os momentos de leitura.
•    Diz «não» abanando a cabeça, mas é também capaz de o fazer só para se divertir.
•    Pode manifestar timidez ou mesmo receio de estranhos.
•    Partilha brinquedos ou objetos, mas só por breves instantes, exigindo rapidamente que os devolvam.
•    Compreende a utilização e a função de um número crescente de objetos e procura experimentá-los.
•    Testa a reação dos adultos aos seus comportamentos.


13.º Mês

Corpo
•    Com as capacidades locomotoras cada vez mais desenvolvidas, torna-se mais relutante em ser pegado ao colo.
•    Quando cai, a menos que fique magoado, levanta-se rapidamente e continua o que estava a fazer: a ir de móvel para móvel ou a andar.
•    É altura para usar sapatos adaptados a esta fase.
•    É um explorador nato, o que o torna particularmente suscetível a acidentes. É a altura de lhe vedar o acesso a alguns locais da casa.
•    Consegue largar cada vez mais rapidamente os objetos que tem na mão.
Mente
•    A memória está cada vez mais apurada.
•    A descoberta da relação causa-efeito está no auge e ele tenta experimentá-la sempre que pode, mesmo que isso signifique abrir e fechar uma gaveta dezenas de vezes seguidas.
•    Tenta, pela primeira vez, fazer amigos da sua idade, embora ainda seja difícil partilhar as coisas favoritas, sejam brinquedos ou colos.
•    Surgem as manifestações de teimosia e as birras, especialmente se é contrariado ou imobilizado.
•    Uma queda no apetite é habitual, já que as capacidades de autoalimentação levam a que as refeições sejam demoradas e, às tantas, a comida se torne menos apelativa.


14.º Mês

Corpo
•    Alguns experimentam andar de marcha atrás e rodopiar.
•    Domina a arte de empurrar ou puxar objetos ao mesmo tempo que anda.
•    Começa a querer ajudar nas tarefas domésticas, em especial se estas envolverem mexer em água.
•    Às refeições, depois de ter dominado a colher, seguem-se as tentativas com o garfo.

Mente

•    É cada vez mais persistente na defesa das suas ideias e daquilo que quer e deseja, usando todos os argumentos e ferramentas à sua disposição.
•    Os brinquedos perdem algum poder de atração, sendo substituídos pelos itens do dia-a-dia.
•    Pode desenvolver uma ligação muito estreita com um chamado «objeto de conforto» ou de transição: uma fralda ou peça de roupa, um peluche. Esse objeto ajuda-o a acalmar a ansiedade e dá-lhe segurança.


15.º Mês
Corpo
•    Veste algumas peças de roupa sem ajuda como, por exemplo, as meias.
•    É capaz de segurar uma chávena e beber por ela, derramando pouco ou nenhum líquido.
•    Ajoelha-se e baixa-se para se sentar, sem perder o equilíbrio.
Mente
•    Começa a querer ajudar nas tarefas domésticas, em especial se estas envolverem mexer em água.
•    Aprende a seguir instruções encadeadas.
•    Desenvolve o sentido das proporções e consegue perceber sem experimentar se um, por exemplo, um brinquedo cabe numa determinada caixa.
•    As características de temperamento e personalidade são cada vez mais evidentes e os adultos mais próximos começam a antecipar facilmente a forma como vai reagir a determinadas situações.

16.º Mês

Corpo

•    Todos os dias são perfeitos para explorar os cinco sentidos, em especial os que ajudam a explorar o espaço em redor.

Mente
•    Adora fazer rabiscos, seja em que superfície for. E, se for questionado, explica o que querem dizer os seus desenhos.
•    As birras podem tornar-se frequentes. Não espere que ele se acalme durante essas explosões que têm, na base, sentimentos de frustração com os outros ou com as suas próprias incapacidades. Também nada resolve castigá-lo nesses momentos. Uma boa estratégia é manter a calma e ele perceberá, mais tarde ou mais cedo, que a birra não o leva longe


17.º Mês


Corpo
•    Os dentes devem ser lavados desde que o primeiro rompe, mas é tempo de o deixar experimentar sozinho a pasta e a escova, mesmo se os retoques finais fiquem para um adulto.
•    Grande parte dorme agora apenas uma sesta diária, normalmente durante a tarde. É possível que, durante algumas semanas, este período de descanso pareça escasso mas que o da manhã pareça excessivo, o que leva alguns pais a aumentarem o tempo da sesta vespertina.

Mente
•    Começa a selecionar objetos por cores e formatos, fazendo grupos com os que são semelhantes.
•    O vocabulário pode chegar às 15 palavras ou mais e dão-se as primeiras tentativas para compor frases.
•    Uma das brincadeiras favoritas consiste em embalar os bonecos ou dar-lhes de comer, independentemente se se trata de um rapaz ou de uma rapariga.
•    É tempo de ser apresentado intensivamente às boas maneiras como «por favor», «obrigado» e «desculpe». Mas, como em muitos aspetos do comportamento, só adotará estes princípios se os vir replicados pelos adultos.


18.º Mês


Corpo
•    Desenvolve movimentos corporais cada vez mais precisos, assim como a motricidade fina. Jogar à bola e dançar tornam-se facilmente atividades favoritas.
•    Fica atraído por pequenos objetos do quotidiano que possa manipular na sua função como, por exemplo, botões, fechos de correr, velcro, embalagens, maçanetas de portas, telefones etc.
•    As escadas continuam a ser obstáculos estimulantes e, se deixando, gosta de as subir de gatas.
Mente
•    Compreende dez vezes mais do que o que fala.
•    Por vezes, aponta para alguém ou para algo quando está a falar dessa pessoa ou desse objeto.
•    Dá cada vez mais sinais de uma memória e imaginação sólidas, compreendendo que existem muito mais coisas e pessoas do que as que estão junto dele.
•    Alguns desenvolvem hábitos de conforto, como enrolar o cabelo nos dedos, embalar-se a si próprios ou chuchar no dedo. A maior parte abandona esses rituais antes da entrada na escola.


19.º Mês
Corpo
•    Por esta altura, alguns começam a controlar os esfíncteres – por exemplo mantendo-se secos durante três ou mais horas – o que pode abrir caminho a deixar a fralda, pelo menos durante o dia. Mas só o farão se estiverem preparados e há que estar atento aos sinais que indicam stresse ligado ao abandono das fraldas.
•    Aprende a morder, a assoprar e a dizer «chiu» com os lábios encostados ao dedo indicador.
Mente
•    Reconhece nomes, identidades e relações entre pessoas, mesmo que estas não estejam presentes.
•    Identifica partes do corpo pelo nome.
•    Começa a compreender o nonsense e ri-se, por exemplo, quando uma zebra é chamada de girafa ou um irmão é chamado de irmã.
•    Usa cada vez mais frases, por vezes de forma encadeada, seguindo raciocínios crescentemente complexos.


20.º Mês

Corpo
•    Depois de dominar a marcha, passa à corrida, com alguns sobressaltos pelo caminho mas sem tantos sustos como nas fases anteriores.
•    Tal como aconteceu anteriormente com os pés e as mãos, continua a descobrir o próprio corpo e é natural que chegue aos genitais. A manipulação é natural e apenas é motivo para alarme se se tornar obsessiva.
•    Os saltos entram igualmente no reportório da mobilidade.
•    Também experimenta dar pontapés na bola e lançá-la com a força dos braços.

Mente
•    Começa a compreender significados de expressões como «até logo», «só mais um bocadinho», «ontem», «hoje» e «amanhã» como determinantes de intervalos temporais.
•    Podem surgir comportamentos agressivos como bater, empurrar ou morder. Na base está, essencialmente a experimentação para determinar de que forma os outros agem e também um exercício de autodeterminação. Manter a calma mas não consentir estes comportamentos ensina-o que não são formas aceitáveis de agir.


21.º Mês

Corpo
•    A destreza aliada à força física crescente permite-lhe mover móveis pequenos, alterar a disposição de objetos, esvaziar gavetas e torná-las a encher.
•    Gosta de se pentear e de imitar os cuidados de higiene dos adultos.
•    Está cada vez mais atento ao controlo dos esfíncteres e muitos têm a capacidade de avisar que precisam de fazer chichi ou cocó. O que não significa que o façam sempre a tempo e horas. Mas há que elogiar todos os esforços.
Mente
•    Começa a utilizar a técnica do «faz de conta» durante as brincadeiras.
•    Percebe que um objeto pode estar escondido debaixo de várias camadas e não desiste até o encontrar.
•    Tenta persuadir os adultos a fazerem as coisas à sua maneira ou a deixarem-no agir sozinho. E mesmo que receba uma negativa como resposta, no dia seguinte fará nova tentativa.
•    Estranha quando rotinas diárias como a hora das refeições ou de dormir são alteradas.

22.º Mês

Corpo
•    É possível observar se usa mais a mão e o pé esquerdo ou os direitos. Perto de 20 por cento das pessoas são canhotas por determinação genética mas, durante a infância, muitas crianças apresentam comportamentos ambidextros, apenas definindo o lado preferencial mais tarde.
•    A manipulação fina já lhe permite jogar com puzzles ou brinquedos de dimensões reduzidas. No entanto, há que ter atenção aos perigos de inalação ou ingestão desses objetos.
Mente
•    Podem aparecer os medos, espoletados pela realidade – um cão que ladra ou um barulho súbito – ou pela fantasia – um monstro debaixo da cama.
•    Fica satisfeito quando consegue atingir um objetivo físico ou mental e frustrado quando não consegue lá chegar.


23.º Mês


Corpo
•    Corre, chuta e fica nas pontas dos pés sem qualquer tipo de ajuda.
•    Alguns abandonam as sestas diárias, ou pelo menos não as fazem todos os dias, o que não é problemático se dormirem suficientes horas durante a noite e estiverem bem nas horas de vigília.
Mente
•    Usa habitualmente frases com três ou mais palavras.
•    Cantarola melodias ou canta algumas canções simples.
•    É capaz de desenhar círculos, mais ou menos imperfeitos, e colorir figuras previamente desenhadas.
•    Compreende palavras opostas e o seu significado em contexto. Exemplos: alto/baixo, grande/pequeno, dentro/fora.
•    Tem cada vez mais gosto em brincar com os outros, sejam eles os pais, os irmãos ou crianças da mesma idade. É capaz de começar uma brincadeira e convidar outros a juntarem-se.


24.º Mês

Corpo

•    Gosta de desatarraxar tampas de frascos e domina todos os movimentos manuais giratórios, que são dos mais complexos a nível do processamento cerebral.
•    Consegue vestir-se e despir-se sozinho, com exceção de peças mais complicadas.
•    Consegue subir e descer escadas sem qualquer tipo de apoio, embora um pequeno obstáculo seja suficiente para o desequilibrar.
Mente
•    É fascinado por imitar todos os comportamentos adultos que observa.
•    Por vezes, sente-se excitado e até receoso da sua independência, o que pode ser confundido com timidez ou mau comportamento.
•    A memória permite-lhe recordar factos e/ou eventos ocorridos até vários dias antes.
•    Em média, possui um vocabulário de cerca de meia centena de palavras.


Texto Original aqui

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