Corpo
• Perto do final deste mês, perde a aparência de recém-nascido mas mantém as pernas dobradas em posição fetal.
• Alguns já tentam erguer a cabeça.
• A mão está fechada, como um punho. Mas agarra firmemente tudo o que lhe toque na palma da mão, por exemplo, o dedo de um adulto.
• Começa a focar objetos e fica atento a tudo o que se move ou se aproxima a uma distância máxima de 25 cm. A face humana, em especial a da mãe, fascina-o.
Mente
• Distingue a voz da mãe da de todas as outras pessoas.
• No final do mês, imita os movimentos faciais que observa nos outros.
2.º Mês
Corpo
• Deitado de barriga para baixo, já consegue levantar a cabeça num ângulo de 45 graus e mantê-la firme por segundos.
• Descobre as mãos. Passa muito tempo a olhar para elas, tentando perceber como se mexem e sentem.
• Alguns pegam em objetos sem ser por ato reflexo.
Mente
• Sorri com frequência e abertamente quando lhe sorriem e aprende que se sorrir primeiro isso causa reações agradáveis por parte dos outros.
3.º Mês
Corpo
• O corpo já não está dobrado sobre si próprio. As pernas estão esticadas e mais firmes.
• Quando é levantado, estando virado para cima e segurado apenas pelas mãos, mantém a cabeça na linha do corpo sem apoio.
• No final do mês, aprende a medir as distâncias e a coordenar as mãos e o olhar. No entanto, ainda não consegue agarrar objetos durante muito tempo.
Mente
• Devolve quase sempre os sorrisos e emite sons como expressões de alegria.
• Começa a querer responder às conversas e brincadeiras, emitindo sons e, se está feliz, dá pontapés no ar e agita os braços.
• Começa a interessar-se muito pelos objetos e por tudo o que se passa à sua volta.
• Tem períodos cada vez mais longos de vigília tranquila.
• Fica fascinado ao descobrir a influência que tem nos outros.
4.º Mês
Corpo
• Consegue virar-se de lado, de costas e rebolar. De barriga para baixo, ergue o corpo, apoiando-se nos antebraços.
• Começa a tentar sentar-se.
• Foca qualquer objeto, a qualquer distância, e segue com o olhar tudo o que lhe prende a atenção.
• O reflexo de agarrar desaparece e as mãos estão quase sempre abertas. São o seu brinquedo preferido
Mente
• Passa de uma fase passiva e contemplativa para uma atitude exploratória e interventiva.
• Ri quando brincam com ele e começa a revelar sentido de humor. Dirige-se às pessoas que lhe falam.
• Adora estar ao colo e de passear de um lado para o outro, para observar tudo o que se passa à sua volta.
• Vira a cabeça para a origem dos sons e interessa-se ainda mais pelos objetos que lhe dão e leva-os à boca.
• Na passagem para os cinco meses, reconhece momentos que já viveu, como a hora das refeições ou do banho.
5.º Mês
Corpo
• Deitado de barriga para baixo, consegue erguer o corpo, apoiando-se nas mãos.
• A cabeça mantém-se firme, embora o pescoço se canse com alguma facilidade.
• Descobre os pés, que rapidamente entram nas brincadeiras. Alguns gostam muito de os chuchar.
• Agarra objetos com as duas mãos e basta um relance para perceber as distâncias e que movimentos são necessários para obter algo.
Mente
• Está atento a situações estranhas e é cada vez mais expressivo, manifestando emoções para além da alegria e contentamento: medo, repugnância e raiva.
• Quando vê o seu reflexo no espelho, sorri para si próprio.
• Detesta estar sozinho e adora brincadeiras, mexendo os braços e as pernas para chamar a atenção.
6.º Mês
Corpo
• Deitado, rola em todas as direções e consegue sentar-se sem apoio durante alguns segundos.
• É capaz de erguer parte do corpo só com a força dos braços.
• A cabeça e o pescoço já estão tão firmes que consegue controlar os movimentos com toda a estabilidade e olhar na direção que quer.
• Roda o pulso e consegue segurar um objeto entre o polegar e os dedos.
• Começa a querer usar as mãos durante as refeições.
Mente
• Agita-se quando alguém se aproxima e levanta os braços a pedir colo.
• Mostra claramente preferência pelas pessoas conhecidas e desagrado em relação a estranhos.
• Demonstra afeto por quem está com ele e faz sons específicos para chamar a atenção.
• Passa largos momentos a palrar, sozinho ou em resposta a estímulos de terceiros.
• Começa a fazer bolinhas de saliva e a divertir-se com isso.
• Gosta de ver cair os objetos.
• É possível consola-lo e/ou distraí-lo com brinquedos e pessoas.
• Prefere determinados alimentos e distingue perfeitamente tudo o que lhe é familiar ou desconhecido.
7.º Mês
Corpo
• Senta-se sem apoio, apesar de precisar de se inclinar para a frente para encontrar equilíbrio.
• Agarra um objeto em cada mão e o polegar torna-se completamente oponível aos restantes dedos.
• Para muitos, é nesta altura que aparece o primeiro dente, o que o leva a querer morder todos os objetos em que toca.
• Quer comer sozinho e é capaz de levar pedaços de alimentos à boca.
• Muitos começam a querer movimentar-se no chão. No entanto, o gatinhar não tem uma fase pré-determinada e pode acontecer semanas antes ou depois dos sete meses.
Mente
• As vocalizações tornam-se reconhecíveis aos ouvidos dos mais próximos. Gosta de conversar e imita sons simples. Testa os níveis de ruído a que os gritos podem chegar.
• A imitação dá-lhe grande prazer também ao nível dos gestos e gosta que o imitem.
• Começa a ter consciência do seu nome e individualidade.
• Reconhece estados emocionais de terceiros através do tom de voz.
• Revela sinais de «ansiedade de separação».
8.º Mês
Corpo
• A arte de se sentar sem qualquer auxílio está atingida.
• Volta-se para os para os lados para tocar nas coisas.
• Os dedos já são utilizados como uma pinça, o que lhe permite agarrar pequenos objetos.
• Gosta que lhe deem as mãos e o ajudem a por de pé.
• As tentativas para se deslocar sozinho são cada vez mais frequentes.
Mente
• Começa a recusar alimentos quando sente que está satisfeito.
• Tem um vasto reportório de choros e outros sinais sonoros, adaptados às suas diferentes necessidades.
• Reconhece perfeitamente o seu nome e a palavra «não».
• Gosta de atirar objetos ao chão e que lhe sejam devolvidos.
• Concentra-se cada vez mais nos brinquedos e procura os que não estão ao seu alcance.
• Brincar na água é um dos seus maiores prazeres.
9.º Mês
Corpo
• Tem cada vez mais destreza manual e adora demonstrá-la, por exemplo enfiando os dedos em buracos.
• É capaz de passar sozinho da posição de barriga para baixo para a posição sentada.
• Para os que se aguentam em pé – mesmo se ainda não andarem – é possível que consigam apanhar alguns objetos sem caírem.
• Explora cada vez as capacidades de locomoção, seja a gatinhar ou dando passos encostado às paredes ou aos móveis.
• É capaz de estar largos minutos sentado, entretido com um brinquedo.
• Consegue pegar em alimentos cada vez mais pequenos e é capaz de beber pelo copo.
Mente
• Já entende muitas palavras e reconhece cantigas e lengalengas.
• Pode dizer as primeiras palavras, passando de vocábulos simples e repetitivos como «ma ma» ou «pa pa» para outros cada vez mais complexos.
• Concentra-se muito nos jogos e brinquedos e vira-os de todos os lados para os conhecer bem.
• Quando um objeto está escondido, procura-o.
• Exprime a sua vontade, por exemplo tentando impedir que lhe lavem a cara ou o calcem.
10.º Mês
Corpo
• O controlo dos músculos dos joelhos e dos pés é cada vez maior, o que aumenta a confiança na direção dos primeiros passos.
• Se o deixarem, sobe escadas a gatinhar.
• Gosta que lhe segurem os dedos para se levantar e sentar.
• Consegue segurar dois objetos ao mesmo tempo com uma mão. Largá-los é que é mais difícil. Também transfere objetos entre as duas mãos.
Mente
• O significado da palavra «não» é-lhe completamente claro e pode começar a usá-la frequentemente.
• Para além de treinar palavras e usar vocábulos cada vez mais complexos, começa a imitar outros sons como espirros ou tosse, muitas vezes para chamar a atenção.
• A memória está em franco desenvolvimento. É capaz de formar imagens mentais de objetos familiares, mesmo estando escondidos e pergunta pelo brinquedo preferido, mesmo que não o aviste há algum tempo.
• Reconhece as rotinas do quotidiano, tanto as que lhe dizem respeito como outras, por exemplo, a chegada da mãe ou do pai a casa.
• Gosta de jogar ao esconde-esconde e de brincar abrindo caixas, metendo coisas lá dentro e voltando a abri-las.
• Gosta de folhear livros e revistas e de ouvir ler. As cores vivas são as suas preferidas.
11.º Mês
Corpo
• Quando alguém o ampara, consegue ficar só num pé.
• A coordenação motora é cada vez mais sofisticada. Consegue apanhar todos os materiais, seja qual for a espessura, levar alimentos à boca sem derramar, dar e receber objetos.
• Para além de utilizar móveis como apoio – caso ainda não ande – começa a tentar subir a cadeiras, bancos, mesas… As primeiras quedas acontecem geralmente nesta fase.
Mente
• Revolta-se quando é contrariado e procura fazer valer as suas intenções.
• Participa ativamente nas brincadeiras, imitando e repetindo gestos, mesmo a pedido. Exemplos: acenar, dizer adeus com a mão ou bater palmas.
• Responde a pedidos simples e diretos como, por exemplo, «traz isso à mãe».
• Começa a perceber que algumas palavras se relacionam com atos. Por exemplo, que «olá» e «adeus» significam que, respetivamente, alguém chegou ou se vai embora.
12.º Mês
Corpo
• Em média, atinge o triplo do peso com que nasceu.
• Pode comer os alimentos que são servidos ao resto da família, salvo indicações específicas.
• Um bom número começa a dar os primeiros passos de forma autónoma, embora seja absolutamente normal que outros o tenham já feito e os restantes o venham a fazer umas boas semanas mais tarde.
• Adora movimentar-se ao som da música.
• Já não leva à boca tudo aquilo em que agarra.
• Gosta de comer sozinho com a colher, embora ainda não seja exímio nesta função.
Mente
• Faz tudo para que os adultos se riam e repete muitas vezes as «gracinhas».
• Ri exageradamente daquilo que faz rir os outros, mesmo que não saiba o que é.
• Começa a repetir os nomes que lhe dizem, em especial durante os momentos de leitura.
• Diz «não» abanando a cabeça, mas é também capaz de o fazer só para se divertir.
• Pode manifestar timidez ou mesmo receio de estranhos.
• Partilha brinquedos ou objetos, mas só por breves instantes, exigindo rapidamente que os devolvam.
• Compreende a utilização e a função de um número crescente de objetos e procura experimentá-los.
• Testa a reação dos adultos aos seus comportamentos.
13.º Mês
Corpo
• Com as capacidades locomotoras cada vez mais desenvolvidas, torna-se mais relutante em ser pegado ao colo.
• Quando cai, a menos que fique magoado, levanta-se rapidamente e continua o que estava a fazer: a ir de móvel para móvel ou a andar.
• É altura para usar sapatos adaptados a esta fase.
• É um explorador nato, o que o torna particularmente suscetível a acidentes. É a altura de lhe vedar o acesso a alguns locais da casa.
• Consegue largar cada vez mais rapidamente os objetos que tem na mão.
Mente
• A memória está cada vez mais apurada.
• A descoberta da relação causa-efeito está no auge e ele tenta experimentá-la sempre que pode, mesmo que isso signifique abrir e fechar uma gaveta dezenas de vezes seguidas.
• Tenta, pela primeira vez, fazer amigos da sua idade, embora ainda seja difícil partilhar as coisas favoritas, sejam brinquedos ou colos.
• Surgem as manifestações de teimosia e as birras, especialmente se é contrariado ou imobilizado.
• Uma queda no apetite é habitual, já que as capacidades de autoalimentação levam a que as refeições sejam demoradas e, às tantas, a comida se torne menos apelativa.
14.º Mês
Corpo
• Alguns experimentam andar de marcha atrás e rodopiar.
• Domina a arte de empurrar ou puxar objetos ao mesmo tempo que anda.
• Começa a querer ajudar nas tarefas domésticas, em especial se estas envolverem mexer em água.
• Às refeições, depois de ter dominado a colher, seguem-se as tentativas com o garfo.
Mente
• É cada vez mais persistente na defesa das suas ideias e daquilo que quer e deseja, usando todos os argumentos e ferramentas à sua disposição.
• Os brinquedos perdem algum poder de atração, sendo substituídos pelos itens do dia-a-dia.
• Pode desenvolver uma ligação muito estreita com um chamado «objeto de conforto» ou de transição: uma fralda ou peça de roupa, um peluche. Esse objeto ajuda-o a acalmar a ansiedade e dá-lhe segurança.
15.º Mês
Corpo
• Veste algumas peças de roupa sem ajuda como, por exemplo, as meias.
• É capaz de segurar uma chávena e beber por ela, derramando pouco ou nenhum líquido.
• Ajoelha-se e baixa-se para se sentar, sem perder o equilíbrio.
Mente
• Começa a querer ajudar nas tarefas domésticas, em especial se estas envolverem mexer em água.
• Aprende a seguir instruções encadeadas.
• Desenvolve o sentido das proporções e consegue perceber sem experimentar se um, por exemplo, um brinquedo cabe numa determinada caixa.
• As características de temperamento e personalidade são cada vez mais evidentes e os adultos mais próximos começam a antecipar facilmente a forma como vai reagir a determinadas situações.
16.º Mês
Corpo
• Todos os dias são perfeitos para explorar os cinco sentidos, em especial os que ajudam a explorar o espaço em redor.
Mente
• Adora fazer rabiscos, seja em que superfície for. E, se for questionado, explica o que querem dizer os seus desenhos.
• As birras podem tornar-se frequentes. Não espere que ele se acalme durante essas explosões que têm, na base, sentimentos de frustração com os outros ou com as suas próprias incapacidades. Também nada resolve castigá-lo nesses momentos. Uma boa estratégia é manter a calma e ele perceberá, mais tarde ou mais cedo, que a birra não o leva longe
17.º Mês
Corpo
• Os dentes devem ser lavados desde que o primeiro rompe, mas é tempo de o deixar experimentar sozinho a pasta e a escova, mesmo se os retoques finais fiquem para um adulto.
• Grande parte dorme agora apenas uma sesta diária, normalmente durante a tarde. É possível que, durante algumas semanas, este período de descanso pareça escasso mas que o da manhã pareça excessivo, o que leva alguns pais a aumentarem o tempo da sesta vespertina.
Mente
• Começa a selecionar objetos por cores e formatos, fazendo grupos com os que são semelhantes.
• O vocabulário pode chegar às 15 palavras ou mais e dão-se as primeiras tentativas para compor frases.
• Uma das brincadeiras favoritas consiste em embalar os bonecos ou dar-lhes de comer, independentemente se se trata de um rapaz ou de uma rapariga.
• É tempo de ser apresentado intensivamente às boas maneiras como «por favor», «obrigado» e «desculpe». Mas, como em muitos aspetos do comportamento, só adotará estes princípios se os vir replicados pelos adultos.
18.º Mês
Corpo
• Desenvolve movimentos corporais cada vez mais precisos, assim como a motricidade fina. Jogar à bola e dançar tornam-se facilmente atividades favoritas.
• Fica atraído por pequenos objetos do quotidiano que possa manipular na sua função como, por exemplo, botões, fechos de correr, velcro, embalagens, maçanetas de portas, telefones etc.
• As escadas continuam a ser obstáculos estimulantes e, se deixando, gosta de as subir de gatas.
Mente
• Compreende dez vezes mais do que o que fala.
• Por vezes, aponta para alguém ou para algo quando está a falar dessa pessoa ou desse objeto.
• Dá cada vez mais sinais de uma memória e imaginação sólidas, compreendendo que existem muito mais coisas e pessoas do que as que estão junto dele.
• Alguns desenvolvem hábitos de conforto, como enrolar o cabelo nos dedos, embalar-se a si próprios ou chuchar no dedo. A maior parte abandona esses rituais antes da entrada na escola.
19.º Mês
Corpo
• Por esta altura, alguns começam a controlar os esfíncteres – por exemplo mantendo-se secos durante três ou mais horas – o que pode abrir caminho a deixar a fralda, pelo menos durante o dia. Mas só o farão se estiverem preparados e há que estar atento aos sinais que indicam stresse ligado ao abandono das fraldas.
• Aprende a morder, a assoprar e a dizer «chiu» com os lábios encostados ao dedo indicador.
Mente
• Reconhece nomes, identidades e relações entre pessoas, mesmo que estas não estejam presentes.
• Identifica partes do corpo pelo nome.
• Começa a compreender o nonsense e ri-se, por exemplo, quando uma zebra é chamada de girafa ou um irmão é chamado de irmã.
• Usa cada vez mais frases, por vezes de forma encadeada, seguindo raciocínios crescentemente complexos.
20.º Mês
Corpo
• Depois de dominar a marcha, passa à corrida, com alguns sobressaltos pelo caminho mas sem tantos sustos como nas fases anteriores.
• Tal como aconteceu anteriormente com os pés e as mãos, continua a descobrir o próprio corpo e é natural que chegue aos genitais. A manipulação é natural e apenas é motivo para alarme se se tornar obsessiva.
• Os saltos entram igualmente no reportório da mobilidade.
• Também experimenta dar pontapés na bola e lançá-la com a força dos braços.
Mente
• Começa a compreender significados de expressões como «até logo», «só mais um bocadinho», «ontem», «hoje» e «amanhã» como determinantes de intervalos temporais.
• Podem surgir comportamentos agressivos como bater, empurrar ou morder. Na base está, essencialmente a experimentação para determinar de que forma os outros agem e também um exercício de autodeterminação. Manter a calma mas não consentir estes comportamentos ensina-o que não são formas aceitáveis de agir.
21.º Mês
Corpo
• A destreza aliada à força física crescente permite-lhe mover móveis pequenos, alterar a disposição de objetos, esvaziar gavetas e torná-las a encher.
• Gosta de se pentear e de imitar os cuidados de higiene dos adultos.
• Está cada vez mais atento ao controlo dos esfíncteres e muitos têm a capacidade de avisar que precisam de fazer chichi ou cocó. O que não significa que o façam sempre a tempo e horas. Mas há que elogiar todos os esforços.
Mente
• Começa a utilizar a técnica do «faz de conta» durante as brincadeiras.
• Percebe que um objeto pode estar escondido debaixo de várias camadas e não desiste até o encontrar.
• Tenta persuadir os adultos a fazerem as coisas à sua maneira ou a deixarem-no agir sozinho. E mesmo que receba uma negativa como resposta, no dia seguinte fará nova tentativa.
• Estranha quando rotinas diárias como a hora das refeições ou de dormir são alteradas.
22.º Mês
Corpo
• É possível observar se usa mais a mão e o pé esquerdo ou os direitos. Perto de 20 por cento das pessoas são canhotas por determinação genética mas, durante a infância, muitas crianças apresentam comportamentos ambidextros, apenas definindo o lado preferencial mais tarde.
• A manipulação fina já lhe permite jogar com puzzles ou brinquedos de dimensões reduzidas. No entanto, há que ter atenção aos perigos de inalação ou ingestão desses objetos.
Mente
• Podem aparecer os medos, espoletados pela realidade – um cão que ladra ou um barulho súbito – ou pela fantasia – um monstro debaixo da cama.
• Fica satisfeito quando consegue atingir um objetivo físico ou mental e frustrado quando não consegue lá chegar.
23.º Mês
Corpo
• Corre, chuta e fica nas pontas dos pés sem qualquer tipo de ajuda.
• Alguns abandonam as sestas diárias, ou pelo menos não as fazem todos os dias, o que não é problemático se dormirem suficientes horas durante a noite e estiverem bem nas horas de vigília.
Mente
• Usa habitualmente frases com três ou mais palavras.
• Cantarola melodias ou canta algumas canções simples.
• É capaz de desenhar círculos, mais ou menos imperfeitos, e colorir figuras previamente desenhadas.
• Compreende palavras opostas e o seu significado em contexto. Exemplos: alto/baixo, grande/pequeno, dentro/fora.
• Tem cada vez mais gosto em brincar com os outros, sejam eles os pais, os irmãos ou crianças da mesma idade. É capaz de começar uma brincadeira e convidar outros a juntarem-se.
24.º Mês
Corpo
• Gosta de desatarraxar tampas de frascos e domina todos os movimentos manuais giratórios, que são dos mais complexos a nível do processamento cerebral.
• Consegue vestir-se e despir-se sozinho, com exceção de peças mais complicadas.
• Consegue subir e descer escadas sem qualquer tipo de apoio, embora um pequeno obstáculo seja suficiente para o desequilibrar.
Mente
• É fascinado por imitar todos os comportamentos adultos que observa.
• Por vezes, sente-se excitado e até receoso da sua independência, o que pode ser confundido com timidez ou mau comportamento.
• A memória permite-lhe recordar factos e/ou eventos ocorridos até vários dias antes.
• Em média, possui um vocabulário de cerca de meia centena de palavras.
Texto Original aqui
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