Enquanto pesquisava sobre cadeirinhas automóveis, encontrei estas explicações sobre a importância das crianças viajarem de costas para o sentido da marcha, que partilho com vocês. Também encontrei alguns vídeos que podem procurar no You Tube, mas prefiro a partilha em texto porque o intuito não é chocar ou preocupar mas sim informar e alertar.
As crianças não são adultos em miniatura e têm características específicas, que as tornam mais vulneráveis num acidente de automóvel!
A diferença mais determinante é o tamanho e peso da cabeça – que representa cerca de 25% do peso do corpo – combinada com um pescoço ainda frágil. Estas características levam a que, ao transportarmos uma criança no automóvel de frente para o trânsito, o movimento da cabeça possa provocar lesões muito graves e por vezes irreversíveis, no caso de um acidente. Se a criança viajar numa cadeirinha (Sistema de Retenção para Crianças) de costas para o trânsito, a sua cabeça e pescoço são apoiados uniformemente no momento do embate.

É por esta razão que a APSI recomenda que as crianças viajem no automóvel de costas para o sentido do trânsito até cerca dos 3 ou 4 anos. Esta recomendação é também suportada pela Aliança Europeia de Segurança Infantil e pela ANEC, European Voice of Consumers in Standardization, associação europeia de consumidores. Também a Direcção Geral da Saúde defende o transporte de crianças de costas desde o nascimento até aos 3 ou 4 anos, tendo publicado uma Orientação Técnica sobre esta matéria.
Embora só recentemente seja possível encontrar à venda em Portugal modelos de cadeiras que permitem transportar as crianças de costas até esta idade, existem países (como a Suécia, por exemplo) em que a maior parte das crianças viaja de costas até aos 3 aos 4 anos; nestes países, a mortalidade como passageiro nestas faixas etárias é praticamente inexistente, o que demonstra que esta é uma opção eficaz na protecção das crianças.
Mas porquê transportar as crianças de costas até aos 3 ou 4 anos?
Análise de acidentes reais
Ao longo dos últimos 40 anos têm sido realizados estudos baseados em acidentes reais, em diferentes países. Todos estes estudos mostram que é mais seguro transportar uma criança na posição VT (Virado para Trás), demonstrando que a eficácia destes sistemas ultrapassa os 90% na prevenção de lesões graves (Aldman et al., 1987, citada por EEVC, 2006; Isaksson-Hellman et al., 1997 e 2004; Sherwood, Yasmina et al., 2006; Henary, Sherwood e outros, 2007; ANEC, 2008).
Estes estudos, nos quais se analisaram ao detalhe acidentes com crianças que viajavam VT, confirmaram também que nenhum destes acidentes, e consequentes lesões, decorreu de uma colisão lateral ou traseira. Viajar VT é, portanto, a protecção mais eficaz nos embates frontais, mas também confere uma protecção elevada nas colisões laterais e traseiras (Aldman et al., 1987, citada por EEVC, 2006, Henary, Sherwood e outros, 2007, Sherwood, Yasmina et al., 2006).
Ensaios experimentais
Mais recentemente, estudos feitos através de ensaios experimentais (testes de colisão e simulação numérica) vêm reforçar os resultados obtidos através da análise de acidentes reais, que a posição virada para trás é a forma mais segura de transportar uma criança no automóvel, uma vez que as forças exercidas no pescoço e peito são consideravelmente menores do que as exercidas nas crianças VF (Viradas para a Frente), reduzindo substancialmente as lesões (Watson e Monteiro, 2009).
Dificuldades encontradas e forma de as solucionar
Apesar de esta ser a forma mais segura de transportar as crianças até aos 3 ou 4 anos, muitas famílias deparam-se com obstáculos para os quais é importante encontrar soluções
a. Desconforto da criança por falta de espaço para as pernas – as cadeiras homologadas VT até aos 18kg ou 25kg, pelo seu desenho e forma como são instaladas no veículo, aumentam o espaço entre a criança e o banco do automóvel, ficando a criança com espaço suficiente para as pernas;
b. Visibilidade e interactividade – é possível colocar um espelho (tipo espelho retrovisor) perto da criança orientado de forma que o adulto possa, através do retrovisor, vê-la; além disso, e caso o carro não tenha airbag frontal activo, a cadeirinha VT poderá ser instalada ao lado do condutor (como prevê o código da estrada)
c. Falta de espaço para instalação da cadeirinha VT – a prática de terreno da APSI de instalação de cadeirinhas nos carros das famílias mostra que, mesmo em carros pequenos, é possível instalar cadeiras aprovadas até aos 18Kg e 25Kg VT; tudo depende do carro, sendo que a lista de veículos compatíveis é elevada, como se pode constatar pelas informações que acompanham estas cadeirinhas. É fundamental experimentar a cadeira no carro antes de a comprar, para garantir que há espaço suficiente para a instalar de acordo com as instruções do fabricante.
Outras entidades que defendem o transporte VT:
ANEC, European consumer voice in standardisation
European Child Safety Alliance
Rear Facing – The way forward
American Academy of Pediatrics
NOVO ESTUDO REALÇA CONTRADIÇÃO FATAL
Lei na Europa e em Portugal não exige a melhor protecção para crianças com menos de 4 anos
Press Release
Segurança Rodoviária - Criança Passageiro
Novo estudo confirma que no automóvel, as crianças devem viajar voltadas para trás até aos 4 anos, para terem uma melhor protecção em caso de acidente. Há muito que tal é defendido pela comunidade técnica internacional. Mas essa evidência foi mais uma vez confirmada num estudo publicado esta semana pela ANEC – Associação Europeia de Consumidores – no qual a APSI participou enquanto conselheira. A conclusão teve como base o estudo de acidentes reais ocorridos no Reino Unido, Suécia e Estados Unidos. (Pode consultar o estudo integral em www.anec.eu).

Também a Aliança Europeia de Segurança Infantil defende o uso de cadeiras viradas para trás até aos 4 anos. No relatório de avaliação do projecto CSAP (Plano de Acção para a Segurança Infantil), apresentado em 2007 , em que foram avaliadas as políticas ou estratégias adoptadas pelos diversos países participantes no projecto, Portugal obteve uma má classificação na apreciação das políticas de segurança rodoviária, e em particular, na que diz respeito a esta estratégia específica tão importante para uma maior protecção da vida das crianças.

Há muitos anos que as crianças nórdicas usam cadeirinhas voltadas para trás até aos 4 anos, e a Suécia é o país com a mais baixa taxa de mortalidade do mundo, nessas idades, em acidentes rodoviários. Mas no resto da Europa e em Portugal, esse tipo de cadeiras para crianças mais velhas é difícil de encontrar.

Estudos feitos pela APSI em 2001 e 2007 , indicam que actualmente, menos de metade das crianças que utiliza cadeirinha até aos 18 meses viaja voltada para trás (49%) – Ver gráficos . Esta taxa é bem mais elevada para as crianças com menos de 6 meses (87%) mas decresce para 55% nas crianças dos 6 aos 12 meses. Entre 2001 e 2007, este último valor parece representar uma taxa de utilização estável entre os 6 e os 9 meses (54% e 57%, respectivamente) e um aumento de 31% para 53% na taxa de crianças entre os 9 e os 12 meses que usam cadeirinha e que viajam voltadas para trás. Apesar de serem valores pouco significativos tendo em conta a dimensão do universo estudado, este facto poderá não ser alheio ao intenso esforço da APSI junto de pais e profissionais de saúde na divulgação da importância vital que representa manter a criança voltada para trás durante o máximo de tempo possível. De facto, a APSI tem sido solicitada por um número crescente de Hospitais para a realização de Cursos de Introdução ao Transporte de Crianças no Automóvel, dirigidos a profissionais de saúde. São cada vez mais numerosos os médicos e enfermeiros que dão essa recomendação aos pais, apesar das resistências iniciais devidas ao alegado conforto das crianças.

As cadeirinhas voltadas para trás salvam a vida de 9 em cada 10 crianças, em caso de acidente. Mas, em Portugal, são muito raras as crianças com mais de 12 meses que viajam com o nível de protecção ideal apesar de ser reconhecida a importância de continuar a usar a cadeirinha voltada para trás até aos 4 anos para proteger eficazmente a cabeça e o pescoço frágil das crianças.
Proteger melhor, nem sempre significa pagar mais
Nos centros de verificação que a APSI tem dinamizado em todo o País e que foram a base destes Estudos, é frequente chegarem crianças muito pequenas já em cadeirinhas voltadas para a frente. Mas, segundo afirma Helena Sacadura Botte, Secretária-Geral da APSI e inspectora de cadeirinhas com grande experiência neste tipo de intervenção, “algumas vêm com a primeira cadeirinha (também conhecida por “ovo”) mal instalada, ou seja virada para a frente, e basta corrigir o erro para resolver o problema. Noutros casos, após uma conversa com os pais que geralmente entendem os benefícios e aceitam a argumentação e, se o tipo de cadeira utilizada o permite, esta é reinstalada voltada para trás pelos técnicos da APSI. Assim, sem qualquer custo adicional, muitas crianças passam imediatamente a viajar com um nível de protecção mais elevado”.
No entanto, esta realidade nem sempre é válida. A oferta existente no mercado para crianças com mais de 9 a 12 meses, é reduzida. Geralmente, a criança cabe na primeira cadeirinha (Grupo 0+ até aos 13 kg) até aos 10 a 14 meses, mas quando precisa de transitar para o modelo seguinte (virado para trás) a oferta é reduzida: ou se opta por cadeiras mistas (Grupos 0+/I , até aos 18 kg), mais baratas mas cada vez mais raras devido à elevada taxa de erros de utilização, ou dificilmente se encontra uma cadeira do Grupo I que possa ser utilizada voltada para trás. Quando se encontra (existem pelo menos dois modelos em Portugal), não se adaptam a todos os automóveis e os preços são elevados.
O estudo da ANEC alerta para o abismo existente entre lei e tecnologia no que toca à protecção das crianças mais novas, e recomenda que o novo regulamento de cadeirinhas em preparação nas Nações Unidas, em Genebra, considere apenas cadeiras voltadas para trás para as crianças mais novas, o que irá promover o desenvolvimento de novos produtos. Recomenda igualmente alterações legislativas a nível europeu no sentido de ser proibida, a médio prazo, a aprovação e venda de cadeiras viradas para a frente no Grupo I (9-18kg). Mas antes que essas alterações ocorram, é feito um apelo aos fabricantes de cadeirinhas e de automóveis para que colaborem voluntariamente no fornecimento de sistemas de retenção para crianças até aos 4 anos, voltados para trás, tal como existem no mercado escandinavo. Dessa forma, todos os consumidores Europeus poderão ter acesso a esses dispositivos e liberdade de escolha na protecção que dão aos seus filhos. A APSI corrobora totalmente esta posição e estende o apelo aos representantes de marcas já instaladas em Portugal para que a oferta no mercado aumente e facilite uma melhor protecção das crianças do nosso País.
Fonte: Site APSI
Este texto foi copiado na integra e por isso não está escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.
Sem comentários:
Enviar um comentário