segunda-feira, 31 de março de 2014

sexta-feira, 28 de março de 2014

Bons Sonhos


Iogurtes de Chocolate

Tirando as minhas sopas e as sopinhas do meu Becas, ultimamente não me tenho dedicado muito à cozinha.
Falta de tempo, jeito e paciência, felizmente esta continua a ser a divisão da casa com a qual me devo preocupar menos. Ohhh Yeahh!
Confesso que este meu afastamento de posts culinários tem mais a ver com o facto de andar a evitar comer tudo e mais alguma coisa para voltar rapidamente ao peso que tinha antes da gravidez. Já podia ter voltado, é um facto, mas deixar de comer o que gosto não é para mim. Admito que é um sacrifício que não consigo fazer. Por isso vou perdendo, aos poucos, sem stress, sem sofrimento.
Em vez de esperar pelo fim-de-semana, ontem pensei: - Porque não a uma quinta-feira? e não é que foi mesmo!
Vi esta receita no blog Dona bimby e não resisti em experimentar. Deixo-vos hoje com uns magníficos iogurtes de chocolate. Hum...deliciem-se-




»Ingredientes:«

800 gr. Leite Magro
140 gr. Açúcar
200gr. Chocolate Preto
1 Pacote de Cuajada

»Preparação:«

1- Pulverizar as 200 gr de chocolate utilizando o botão turbo
2- Adicionar os restantes ingredientes e programar 10 min., Temp. 90º (usei açúcar Light Sidul, sensivelmente 90 gr.)
3- Colocar o preparado nos copinhos e deixar arrefecer à temperatura ambiente.
4- Colocar no frio pelo menos por 2 horas. Quanto mais fresquinhos melhor.


Para mim, isto é mais uma sobremesa láctea de chocolate do que um iogurte. Comprovo que são deliciosos.

 

Bom dia. É tão bom ser sexta-feira!

quinta-feira, 27 de março de 2014

Segurança Infantil a quanto obrigas

Com o S. a crescer a esta velocidade que mais parece que toma uma dose diária de adubo, já por diversas vezes li alguns artigos e pesquisei sobre cadeiras de bebé para automóveis. E desde as mais básicas ate ao Ferrari das cadeiras, já vi de tudo.
A minha eleição vai para a Cybex Sirona. Esteticamente giríssima, cara, muito cara mas muito pratica por rodar 180º e permitir que não façamos caretas e malabarismos quando estamos a pôr ou a tirar as crianças do carro. Tem o contra da idade limite ser os 4 anos. Ou seja, se eu tivesse muito dinheiro esta seria sem duvida a cadeira que eu comprava. Vejam o vídeo e digam se não concordam comigo.
 



 
No entanto, procuro uma cadeira mais versátil. Quero apostar na segurança e qualidade de uma cadeira mas ao mesmo tempo que permita ser utilizada por mais tempo. De tudo o que li e seguido as novas noticias sobre a matéria, há muitas especificidades ás quais devemos estar atentas para  garantir a segurança dos nossos filhotes.
A figura ilustra bem essas especificidades, dependendo de cada fase e de cada idade da criança. Eu vou, por enquanto, continuar a procurar e a pesquisar o que há disponível no mercado para escolher a que melhor se adapta à minha realidade e carteira também.
 
 

"Carta às mães mais que perfeitas" - Tão giro que não resisto em partilhar


Há um filho perfeito no mundo, e todas as mães o têm.”

mae

Querida Mãe:

Eu já te vi por aí.
Eu vi-te a gritar com os teus filhos em público, vi-te a ignorá-los no parque, vi-te a levá-los à escola antes de teres tomado banho, e de calças de pijama por baixo do casaco.
Eu vi-te a implorares aos teus filhos, vi-te a suborná-los, e a ameaça-los.
Eu vi-te a gritar feita louca com o teu marido, com a tua mãe, e com o agente de polícia no cruzamento da escola.
Eu já te vi a correr com os miúdos de um lado para o outro, a sujares-te no parque e a praguejares em voz alta depois de bateres com o joelho na esquina da cadeira.
Eu vi-te a partilhares um leite achocolatado com um maníaco de 4 anos. Vi-te a limpar o nariz dos teus filhos com os dedos e a limpa-los na parte de trás das calças de ganga. Vi-te a correr com o teu bebé de 2 anos pendurado na dobra do teu braço, para apanhares a bola que está a fugir para a estrada.
Eu já te vi a ranger os dentes enquanto o teu filho gritava contigo porque não queria ir à aula de piano, à natação, ou ao treino de futebol. Eu vi-te a fechar os olhos e a respirar fundo depois de entornarem um copo de leite inteiro em cima. Vi-te a chorar desesperada enquanto tentavas tirar lápis de cera da tua melhor mala.
Eu já te vi na sala de espera do hospital. Eu vi-te no balcão da farmácia. Vi-te com o teu olhar cansado e assustado.

Eu não sei se tinhas planeado ser mãe ou não.
Se soubeste desde sempre que querias pôr crianças neste mundo, cuidar deles, ou se a maternidade te apareceu de surpresa.
Não sei se correspondeu às tuas expetativas, ou se passaste os primeiros tempos como mãe aterrorizada porque tinhas imaginado que sentirias o “amor materno” doutra forma.
Não sei se tiveste dificuldade em engravidar, se perdeste algum bebé, ou se tiveste algum parto traumático.
Nem sequer sei, se concebeste o teu filho no teu ventre, ou se o acolheste na tua família.

Mas eu conheço-te.
Eu sei que não alcançaste tudo o que querias na vida. Sei que há coisas que nunca soubeste que querias até teres filhos.
Eu sei que, às vezes, pensas que não estás a dar o teu máximo e que podias fazer melhor.
Eu sei que olhas para os teus filhos e te revês neles.
Eu sei que às vezes apetece-te atirar um candeeiro ao teu filho adolescente, e atirar o de 3 anos pela janela.
Eu sei que há noites que, depois de deitar os miúdos, estás tão exausta que só te apetece enrolares-te na cama a chorar.
Eu sei que há dias tão difíceis que só queres que acabem depressa. Depois, na hora de ir para a cama os teus filhos abraçam-te e enchem-te de beijinhos, e dizem o quanto gostam de ti, e de repente querias que o dia durasse para sempre.

Mas nada dura para sempre.
Os dias terminam, e o dia a seguir é um novo desafio. Febres, desgostos amorosos, trabalhos da escola, novos amigos, novos animais de estimação e novas dúvidas. E todos os dias, fazes o que tens de fazer.
Vais trabalhar, ou ficas em casa pões o bebé no sling e ligas o aspirador. Ou vais até ao jardim passear com ele.
Largas tudo para moderar uma discussão sobre de quem é a vez de usar aquelas canetas especiais, para dar um beijinho ao óó da tua filha, ou para conversar sobre qual é a cor do batom que a mãe do Pinóquio usava.
Eu sei que fazes guerras de cocegas em castelos de lençóis, e que sabes de cor as histórias de, pelo menos, 8 livros ilustrados. Eu sei que danças de forma ridícula quando vocês estão sozinhos. E que inventam canções parvas sobre queijo, maus cheiros, ou ervilhas.
Eu sei que uma hora depois de deitares os teus filhos, largas o que estás a fazer e vais cortar as unhas do mais novo. Sei que paras de arrumar a cozinha, porque a tua filha te convidou para a festa de chá que está a fazer com as bonecas, e faz questão que lá estejas.
Eu sei o que custou tratares dos teus filhos quando tiveste aquela virose de 4 dias. Sei que comes os restos dos pratos deles, enquanto arrumas a cozinha.
Eu sei que não contavas com muitas destas coisas. Sei que não antecipaste amar alguém tão intensamente, ou andar tão cansada, ou ser a mãe em que te vieste a tornar.
Pensavas que tinhas tudo planeado. Ou então, estavas perdida e aterrorizada. Ias contratar a Nanny perfeita. Ou ias deixar de trabalhar e aprender tudo sobre crianças.
Sei que não és a mãe perfeita. Por mais que tentes, e por mais que te esforces. Tu nunca serás a mãe perfeita.
E isso, provavelmente, vai perseguir-te. Ou se calhar fizeste as pazes com isso. Ou talvez nem nunca tenha sido um problema.
Eu sei que acreditas que independentemente do que fizeres, poderias ter feito sempre mais.

A realidade é outra.
Não interessa o pouco que fizeste, no fim do dia os teus filhos vão sempre amar-te. Vão continuar a rir para ti, e acreditar que tens poderes mágicos que podes curar quaisquer coisas.
Independentemente do que acontecer no trabalho, na escola, ou num grupo de amigos, tu fazes, sempre, tudo o que está e não está ao teu alcance para garantir que no dia a seguir os teus filhos estarão tão felizes, saudáveis e espertos quanto é possível.

Há um velho ditado iídiche que diz: “Há um filho perfeito no mundo, e todas as mães o têm.”
Feliz ou infelizmente, não há pais perfeitos. Os teus filhos vão crescer determinados a ser diferentes de ti. Vão crescer com a certeza de que não vão pôr os seus filhos nas aulas de piano, de que vão ser mais brandos, ou mais rigorosos, ou ter mais filhos, ou ter menos, ou não ter nenhum.
Um dia os teus filhos vão estar a correr como loucos na igreja, a portar-se pessimamente no restaurante a fazer caretas para o lado, e alguém vai passar e elogiar a tua família.

Uma certeza podes ter: não és perfeita!
E isso é bom. Porque na realidade, nem os teus filhos são perfeitos. E ninguém no mundo se preocupa mais com eles do que tu, ninguém sabe porque é que eles estão a chorar senão tu, ninguém percebe as piadas deles melhor do que tu.
E já que ninguém é perfeito, tens de desempatar com 2 biliões de pessoas que estão em primeiro lugar “ex aequo” para concorrer à melhor mãe do mundo.
Parabéns melhor Mãe do Mundo. Tu não és perfeita. És mais que perfeita:

És tão boa mãe como o resto do mundo.

por Lea Grover em Becoming a super mommy
adaptado por Up To Lisbon Kids

quarta-feira, 26 de março de 2014

Hoje é dia mundial...HUUUMMMMMM

2667_2 
 
...Do chocolate!! Isso mesmo.
E vocês sabiam que os maiores consumidores de chocolate do Mundo são, em valores aproximados, os suíços, com 9,4 kg por ano e por habitante, ultrapassando os alemães e os belgas, com 8,4 kg. Por outro lado, os espanhóis, que trouxeram o chocolate para a Europa, encontram-se atualmente entre os últimos lugares do ranking de consumo, com apenas 1,5 kg, tal como nós, portugueses. A meio da tabela estão os americanos, com 5,2 kg, os franceses, com 4,6 kg e os italianos, com 2,5 kg.
E quantos Kg consomem vocês por ano? Eu não sei ao certo mas que está fora da média dos portugueses, disso não tenho duvidas.
Para fins medicinais ou gastronómicos ninguém discorda que esta iguaria tem o dom da felicidade! Em barra, liquido, branco, de leite, com avelãs ou mesmo transformado em bolos ou doces, eu sou uma fã incondicional de chocolate.
Há por ai mais gulosos? Façam favor de se acusar. :)

Santiago´s Look #4

Quem é que nao gosta de ter os seus principezinhos sempre bem vestidos, e quem é que ainda nao nao lhe passou pela cabeça se este ou aquele modelito é pratico para levar para a creche? Sim porque devemos ter em conta que na creche sao muitos que vao trocar fralda e se a roupa nao for pratica, a tarefa das educadoras esta muito mais dificultada.
Assumo que enquanto o S. esteve comigo nunca o seu corpinho soube o que era um fato de treino. Mas desde que foi para a creche que uma ou duas vezes por semana opto por essa indumentaria. E nao é que ele fica girissimo tambem! E la que épeatico para nós, la isso é!
Não gosto da versao integral por isso vou variando e trocando as peças e as cores. Hoje fomos assim...
 
 
 
 
Calças: Zara baby
Camisola: Charanga
Ténis: Mayoral Newborn
Fita de chucha: Kika Unique Creations

quarta-feira, 19 de março de 2014

Feliz Dia do Pai


A todos os papás deste mundo, ao meu e ao do meu filho, desejo um dia muito feliz.


 

19 de Março, Dia do Pai

Hoje, o primeiro dia do Pai. Para um enquanto pai, para outro enquanto filho. Mas as obrigações profissionais impossibilitam que estejam juntos.
Na creche do S. há muitas supressas...ui...então, se não está o pai, está a mãe, claro, incumbida de registar todos os momentos para enviar ao papá que está Russia.
Apesar disso vamos celebrar este dia que já começou com a surpresa ao papá logo pela manha. Deixamos-lhe a foto do nosso presente com um textinho bem humorado. Acho que ele vai gostar. :)

Pai, é o meu 1º dia do Pai e por isso, aqui ou na Rússia, queria dizer-te que gosto muito de ti porque:
- brincas comigo
- deixas-me dormir no teu colinho
- levantas-te de noite para me pôr a chucha quando a mãe está KO
- Fazes palhaçadas para eu mostrar o meu dente e meio
- Ris-te a ver os desenhos animados comigo
- Levas-me a passear de jipe na tentativa de eu ser um louco como tu
- Trazes-me brinquedos dos países por onde passas
- Carregas-me quando eu adormeço
- ...porque sim
- ...porque vais gostar de ter uma T-shirt igual à minha
- ...porque és o meu Pai, e isso basta para seres o melhor!

«Feliz dia do Pai»

P.S - Ah e não te esqueças do meu brinquedo made in Russia ;)

Santiago

 
T-Shirt Pai e Filho: My mini and me
 

terça-feira, 18 de março de 2014

Santiago´s Look #3



Calções: Charanga
Body: O Milhinho na loja Nas Estrelas
Casaco: Homemade pela tia
Collants: Condor na loja  Nas Estrelas
Escova de cabelo: Pasito a Pasito

Amiguinho da semana: Coelho Cenourinha da Maileg (daddy´s gift from Denmark)

Adooorooooooo

 

Óculos de sol Hawkers, um must have desta estação.


segunda-feira, 17 de março de 2014

Ideias para o Dia do Pai

Para quem ainda não sabe ou não decidiu o que oferecer no dia do Pai, deixo aqui as ideias que vi e que gostei e que certamente daria um bom presente para o papá do S.
Ideias para comprar ou simplesmente fazer com os miúdos e proporcionam-lhes momentos de diversão. E o mais importante, os sentimentos. Estimulem-nos a demonstra-los e a dize-los. É tão bom!










E mais uma semana que hoje começa

Bom Dia! Bom dia Sol! Bom dia Calor! Bom dia Alegria! :)
 
 

sábado, 15 de março de 2014

Tinha dado tanto jeito há um tempo atras!

That's it!

Ora aqui está uma mensagem que todas nós, mamãs, devíamos refletir. Para o bem da nossa carteira e dos nossos filhotes. E porque a segunda nunca irá compensar a falta da primeira. Não concordam?


 

sexta-feira, 14 de março de 2014

Quem falou em dentes? #2

E já está. Já temos o kit completo para a higiene oral do S. Pois é. Escolhi uma escova da Jordan pelo seu formato ergonómico e pêlo macio ideais para os mini dentes do meu Becas. Tem cores muito giras e são indicadas dos 0 aos 2 anos. A sua argola no meio permite-lhes agarrar facilmente a escova e ele adora! Não resisti e vi também as escovas para as idades seguintes e são tão giras! Uma ótima opção estas escovas "Step by step" da Jordan.
Quanto à pasta de dentes, bem...isto é uma Odisseia. Ou porque não deve ter fluor, ou porque deve ter x dose de fluor, mas é melhor y , um sem fim de informações e claro, controversas. Tudo isto porue na nossa altura tomávamos o suplemento de fluor, recordam-se? Agora os miúdos já não tomam e por isso a escolha de uma pasta de dentes com a dose certa de fluor tornou-se deveram importante. Como não consegui falar com a minha dentista antes, optei pela pasta da Elmex com 500 ppm de fluor e indicado para os primeiros dentes.


       


Entretanto quando voltei a falar com a minha dentista ela deu-me umas recomendações muito uteis que partilho com vocês.

- A DGS recomenda os tais valores de 1000 a 1500 ppm de fluor nas pastas;

- Existem pastas com fluor a partir de 250 ppm mas o que os estudos têm demonstrado é que essa quantidade é bastante insuficiente, ficando muito pouco ou nenhum fluor na boca;

 - Pastas com 1500 ppm não vais encontrar em supermercados porque é considerado medicamento, só nas farmácias;

- Portanto a pasta que podes comprar é qualquer uma que tenha de fluor entre 1000 a 1500ppm como as nossas (adultos) têm, mas com atenção para não ter nenhuma característica extra por exemplo branqueadora ou para dentes sensíveis;

- Mas até 1 ano não é necessário colocar qualquer pasta, apenas a escova ou até uma dedeira de silicone.

 - E o mais importante de tudo, se achares que deves por pasta, terá de ser uma quantidade mínima (só "sujar" os pêlos da escova). Uma ervilha é demais.

Então que nasçam os dentes para nos tratarmos deste sorriso mais lindo, o do meu Becas, agora bidente ;)
 

It´s Friday! Wwweeeeeeeeeeeee


segunda-feira, 3 de março de 2014

Alimentação Infantil

A Maternidade é um mundo fascinante de assuntos com respostas por descobrir e como cada criança é diferente, acredito que cada resposta também o seja.
Já ouvi mil e uma histórias sobre a alimentação infantil. Quando iniciar?
O que comer? Quando introduzir isto ou aquilo? Enfim, um sem numero de questões e duvidas principalmente para mamãs de primeira viagem como eu.
Depois de ouvir tanta informação e da consulta dos 6 meses do S., vou novamente seguir as indicações do pediatra adaptadas à minha maneira, como não podia deixar de ser. Nada como confiar em quem segue os nosso bebés.
Não é uma ciência, mas deixo-vos aqui o plano do S. para servir como guia

Até aos 6 Meses: Aleitamento materno + Leite artificial - Quando iniciou a Creche levei o meu leite congelado e o Leite Artificial que ele bebe.

A partir dos 6 Meses: Papa Láctea 1 vez por dia, sem glúten (o facto de ser láctea torna-a muito pratica de preparar com água. Já experimentamos todas as marcas e sabores. O S. adora-as todas) - Dou a papa no 2º lanche da tarde para ser eu a dar, uma vez que é a única refeição de colher dele.

A partir dos 7 meses: Sopa 1 vez por dia + fruta (Pera, Banana ou Maçã - crua, cozida, a vapor ou em puré) e Papa Láctea 1 vez por dia (passámos para as papas com glúten.) - Por indicação pediátrica não há legumes proibidos. A base vai ser batata e cenoura + 1 legume à escolha. Apenas ressalvou que os espinafres devem ser sempre frescos e para deixar o nabo lá mais para a frente por dar um gosto característico à sopa. A partir daqui o S. vai comer a papa na Creche, no primeiro lanche da tarde e a sopa passa para o jantar porque quero ser eu a introduzir-lhe os legumes.

A partir dos 7 meses e meio: Introduzir a carne, mais ou menos 30gr. por dose de sopa. Carnes permitidas: Frango, peru, borrego e cabrito.

E este vai ser o nosso plano até à próxima consulta com o pediatra, aos 9 meses.
Para além das indicações que ele me deu, tenciono introduzir-lhe as frutas da época exceto os citrinos, Morangos e Kiwi. Também nas carnes tenciono introduzir-lhe o pato, o coelho e a avestruz.
Apesar de haver legumes e carnes que não costumamos consumir cá em casa, faço questão de introduzir tudo na alimentação do S. para que ele tenha contacto com o maior numero de sabores possível e também testar as possíveis reações alérgicas.
Inicialmente achava que era muita informação para processar. Logo eu, que não tenho o pelouro da cozinha cá em casa. Mas é obvio que me vou dedicar à sopinha do meu príncipe. Para me ajudar no meio de tanta informação dispersa arranjei uma cábula orientadora que hoje vai diretamente para a porta do frigorifico para estar bem visível.
Na primeira coluna tenho o plano alimentar, para não me esquecer de introduzir nenhum legume e, na segunda coluna um gráfico sobre a fruta da época, para ir acompanhando e saber que frutas posso ir introduzindo para além das básicas pera, maçã e banana.
Espero que gostem. :)


 









 

Et voila! Demos inicio à sopa

Este fim de semana, iniciámos a sopa. Para quem não tinha grandes expectativas não posso estar mais orgulhosa do meu príncipe.
A maior dificuldade foi minha que não conseguia ser tão rápida a repor a sopa como ele gostaria mas comeu concha e meia. Nada mau!
Depois como sobremesa dei-lhe maçã reineta e entre caretas e vómitos achei que não foi a melhor opção pois a reineta é um pouco mais ácida do que a gala ou a golden, por exemplo.
Experimentou pera e aceitou melhor. O problema, acho eu, é que não reduzi a fruta a puré e ele estranhou a textura.

Ingredientes: Batata + Cenoura + Alface


E a Privavera está quase, quase aí