segunda-feira, 3 de março de 2014

Alimentação Infantil

A Maternidade é um mundo fascinante de assuntos com respostas por descobrir e como cada criança é diferente, acredito que cada resposta também o seja.
Já ouvi mil e uma histórias sobre a alimentação infantil. Quando iniciar?
O que comer? Quando introduzir isto ou aquilo? Enfim, um sem numero de questões e duvidas principalmente para mamãs de primeira viagem como eu.
Depois de ouvir tanta informação e da consulta dos 6 meses do S., vou novamente seguir as indicações do pediatra adaptadas à minha maneira, como não podia deixar de ser. Nada como confiar em quem segue os nosso bebés.
Não é uma ciência, mas deixo-vos aqui o plano do S. para servir como guia

Até aos 6 Meses: Aleitamento materno + Leite artificial - Quando iniciou a Creche levei o meu leite congelado e o Leite Artificial que ele bebe.

A partir dos 6 Meses: Papa Láctea 1 vez por dia, sem glúten (o facto de ser láctea torna-a muito pratica de preparar com água. Já experimentamos todas as marcas e sabores. O S. adora-as todas) - Dou a papa no 2º lanche da tarde para ser eu a dar, uma vez que é a única refeição de colher dele.

A partir dos 7 meses: Sopa 1 vez por dia + fruta (Pera, Banana ou Maçã - crua, cozida, a vapor ou em puré) e Papa Láctea 1 vez por dia (passámos para as papas com glúten.) - Por indicação pediátrica não há legumes proibidos. A base vai ser batata e cenoura + 1 legume à escolha. Apenas ressalvou que os espinafres devem ser sempre frescos e para deixar o nabo lá mais para a frente por dar um gosto característico à sopa. A partir daqui o S. vai comer a papa na Creche, no primeiro lanche da tarde e a sopa passa para o jantar porque quero ser eu a introduzir-lhe os legumes.

A partir dos 7 meses e meio: Introduzir a carne, mais ou menos 30gr. por dose de sopa. Carnes permitidas: Frango, peru, borrego e cabrito.

E este vai ser o nosso plano até à próxima consulta com o pediatra, aos 9 meses.
Para além das indicações que ele me deu, tenciono introduzir-lhe as frutas da época exceto os citrinos, Morangos e Kiwi. Também nas carnes tenciono introduzir-lhe o pato, o coelho e a avestruz.
Apesar de haver legumes e carnes que não costumamos consumir cá em casa, faço questão de introduzir tudo na alimentação do S. para que ele tenha contacto com o maior numero de sabores possível e também testar as possíveis reações alérgicas.
Inicialmente achava que era muita informação para processar. Logo eu, que não tenho o pelouro da cozinha cá em casa. Mas é obvio que me vou dedicar à sopinha do meu príncipe. Para me ajudar no meio de tanta informação dispersa arranjei uma cábula orientadora que hoje vai diretamente para a porta do frigorifico para estar bem visível.
Na primeira coluna tenho o plano alimentar, para não me esquecer de introduzir nenhum legume e, na segunda coluna um gráfico sobre a fruta da época, para ir acompanhando e saber que frutas posso ir introduzindo para além das básicas pera, maçã e banana.
Espero que gostem. :)


 









 

Sem comentários:

Enviar um comentário